EVOLUÇÃO DO DEBATE RSC E ESG NO TWITTER: UM PANORAMA NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO.
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n5.123-139Palavras-chave:
ESG, RSC, Mídias Sociais, TwitterResumo
Este estudo analisa a evolução da Responsabilidade Corporativa e Social (CSR) e dos critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) nas redes sociais (Twitter) de 2007 a 2022. A pesquisa tem como objetivo compreender como a sociedade percebe as práticas organizacionais relacionadas a esses aspectos. O Twitter oferece um ambiente autêntico para capturar as percepções dos usuários. A metodologia incluiu a coleta de Tweets usando Python e a análise deles em inglês, espanhol e português com o RStudio. As principais descobertas do estudo destacam contribuições significativas e preocupações dentro dos debates sobre CSR e ESG. A popularidade da CSR diminuiu de 2010 a 2019, enquanto o ESG surgiu durante e após a pandemia. A análise de palavras revelou o impacto de hashtags específicas: RSC em espanhol, #CSR em inglês e #ESG em português. As crescentes preocupações da sociedade envolvem questões ambientais para combater o aquecimento global e garantir uma melhor qualidade de vida; no entanto, o aspecto social do ESG, representado pela letra "S", não recebeu a mesma atenção que os aspectos ambientais e de governança.
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