ANÁLISE DA DISPOSIÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA TROCA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS
ANALYSIS OF CONSUMERS' WILLINGNESS TO ADOPT SUSTAINABLE PRACTICES WHEN CHANGING AUTOMOTIVE LUBRICATING OILS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n3.175-193Palavras-chave:
Sustentabilidade, Troca de óleo, Comportamento do consumidor, Conciência ambiental, Serviços automotivosResumo
O objetivo dessa pesquisa foi verificar a disposição dos consumidores em pagar mais por um serviço sustentável de troca de óleo lubrificante e as considerações práticas envolvidas na escolha do local para realização desta troca. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 162 participantes em Catanduvas/PR que continham perguntas sobre motivação, hábitos de consumo, avaliação da concorrência e aceitação de práticas sustentáveis. Os dados foram analisados usando testes estatísticos para validar as hipóteses formuladas. Os resultados apresentaram a análise dos fatores influenciadores da adoção de um serviço sustentável de troca de óleo, utilizando dados de quatro blocos para entender atitudes e preferências dos consumidores. Os resultados realçaram a consciência da necessidade da troca regular de óleo e complexidade envolvendo a escolha dos consumidores. A análise da concorrência destacou a influência da confiabilidade, atendimento e recomendações. O teste do conceito confirmou a disposição do consumidor em pagar mais por um serviço sustentável, destacando a relutância em trocar óleo em locais inadequados. As hipóteses confirmadas têm implicações cruciais para estratégias, enfatizando conscientização, educação e oferta alinhada às expectativas.
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