TÉCNICAS DA JOALHERIA SUSTENTÁVEL PARA GRUPO SOCIAL VULNERÁVEL

Resumo de TCC

Autores

  • Ana Beatriz Avelino Barbosa UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n3.207-207

Palavras-chave:

Design para a Sustentabilidade, Joalheria, Vulnerabilidade Social

Resumo

A dimensão social do Design para a Sustentabilidade possui algumas formas possíveis de abordagem para os diferentes públicos (SANTOS, et al, 2019), sendo que para este trabalho foi preferível a busca de soluções para mulheres em situação de vulnerabilidade social, mais especificamente para adictas de um centro de reabilitação, localizado em Maringá, no noroeste do Paraná.

Com o objetivo de atuar nesse segmento social do design, decidiu-se abordar o desenvolvimento de joias, cuja aplicação é plausível devido à possibilidade de desenvolvimento com valores agregados. A escolha da joalheria é associada pela sua relevância simbólica desde os primórdios, (SALEM, 1998), com importância histórica e valorização simbólica, também como representação de status, pertencimento social, e outros tipos pertinentes a cada cultura que a utiliza (SKODA, 2012).

Além desta, torna-se relevante pela necessidade do desenvolvimento sócio-ambiental e econômico, e potencial de inovação dentro da área do Design (MANZINI, 2008). Sendo que, como foi utilizado estes assuntos para um trabalho de conclusão de curso, focou-se no “Desenvolvimento de processos e técnicas para joalheria sustentável, utilizando resíduos sólidos urbanos, visando a confecção de catálogo para geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade social” de maneira a propor soluções utilizando resíduos sólidos urbanos, com potencial de reciclagem, da região de Maringá-PR como matéria-prima.

Inclui-se, neste projeto, a importância de repensar sobre os resíduos gerados. Isso pois o caso estudado para o trabalho, que se baseou no método de pesquisas documentais, normativas, de campo com setores envolvidos e também estudos de caso com abordagem prática e curso para comprovação de aplicação projetual com o público escolhido, revelou que os materiais que as mulheres mais possuíam familiaridade eram os que eram envolvidos em centros de reciclagem, local onde muitas trabalharam antes de serem adictas. Portanto, os dados revelaram a possibilidade de confecção de peças ser uma área de sucesso, por terem sido encontrados processos que sejam menos onerosos e que as mulheres conseguiriam desenvolver.

A importância do projeto também está na inserção de pautas mundiais (ONU MULHERES, 2016), sendo que, em 2018, a ONU Mulheres criou um projeto em parceria à Movimento Mulher 360, com o objetivo de contribuir para o empoderamento econômico feminino na indústria de modo geral. Além disso, a questão da igualdade de gênero, incentivo à geração de renda e incentivo a comunidades sustentáveis e produção consciente estão presentes em alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Avelino Barbosa, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Formanda.

Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Desenho Industrial (Projeto de Produto) :. Mestre em Desenho Industrial :. Doutora em Design (linha de pesquisa em Ergonomia). Líder de três grupos de pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq [ Pesquisas para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação . Fab Lab Design UEM ] . [ Ergonomia e Usabilidade de Produtos ] . [ Pesquisa e Desenvolvimento em Joalheria ] .:. Assessora ad-hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná .:. Assessora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP .:. Professora Associada da UEM, atuando no Curso de Design desde 2007 .:. Atualmente Coordenadora do PRO FAB LAB - Programa de Desenvolvimento Tecnológico & Inovação e Pré-Incubadora [ vinculado ao convênio 014/2021 financiado pela FAPPR ] .:. Membro Titular do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI de Cianorte .:. Titular do CMCTI de São Manoel do Paraná .:. ​Representante do Fórum de Política de Pesquisa e Pós-graduação da UEM .:. ​Representante do Comitê de Núcleos e Programas - CNP da UEM .:. ​Coordenadora de Extensão Curricular do curso de Design da UEM .:. Possui 3 patentes depositadas, sendo 2 concedidas pelo INPI.

Referências

MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E- papers, 2008.

ONU MULHERES. Empoderamento Econômico: Igualdade de remuneração e corresponsabilidade de cuidados. Brasil: 2016. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/areas-tematicas/empoderamento-economico/acoes-com-governos/>. Acesso em: 23 jan 2023.

SALEM, C. Joias criação e design. 2. ed., rev. e ampl [S.l.]: 2000 Joias, c1998. 191 p., il. (algumas color.) + apendice. ISBN 9788599303733.

SANTOS, Aguinaldo dos. et al. Design para a sustentabilidade: dimensão social. Curitiba: Insight, 2019.

SKODA, S. M. O. G. Evolução da Arte da Joalheria e a Tendência da Joia Contemporânea Brasileira. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. pp. 27-190.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Avelino Barbosa, A. B., & do Carmo Lucio Berrehil el Kattel, C. (2023). TÉCNICAS DA JOALHERIA SUSTENTÁVEL PARA GRUPO SOCIAL VULNERÁVEL: Resumo de TCC. IX Sustentável, 9(3), 207–207. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n3.207-207

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação