PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM DICIONÁRIO ILUSTRADO DE CONFORTO LUMÍNICO
DEVELOPMENT PROCESS OF AN ILLUSTRATED DICTIONARY OF LIGHTING COMFORT
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n5.101-113Palavras-chave:
Dicionário, Conforto lumínico, Luz, Eficiência energética, Projeto arquitetônicoResumo
A luz é um elemento indispensável para a vida, sendo que cerca de 70% da percepção humana é visual. Além disso, é responsável por uma parcela significativa do consumo energético das edificações. Dada a relevância do tema, este trabalho tem por objetivo desenvolver um dicionário ilustrado sobre conforto lumínico, voltado principalmente aos estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Como metodologia, primeiramente foi pesquisado bibliografias nacionais e internacionais sobre o tema e foi realizada uma listagem dos cem verbetes considerados mais relevantes. Cada verbete recebeu pelo menos três citações diretas e foi atribuída uma ou mais imagem para auxiliar no entendimento da descrição. Posteriormente foi feito um levantamento fotográfico de elementos da arquitetura que auxiliam no entendimento de expressões sobre conforto lumínico. Ao final, foi feita uma formatação e organização da diagramação inicial do conteúdo do dicionário. Posteriormente aspira-se desenvolver desenhos explicativos, de caráter didático, para melhorar a compreensão de cada verbete além da descrição dos termos também na língua espanhola, para atender, além do Brasil, a comunidade latino-americana. Como resultado, pretende-se contribuir com a democratização do conhecimento de termos técnicos relativos ao conforto lumínico, auxiliando os estudantes e profissionais da área na apropriação desses termos.
Referências
ALBERNAZ, M. P.; LIMA, C. M. Dicionário ilustrado de arquitetura. Volume I. ProEditores, 2003a.
ALBERNAZ, M. P.; LIMA, C. M. Dicionário ilustrado de arquitetura. Volume II. ProEditores, 2003b.
AMORIM, Cláudia Naves David. Iluminação Natural e Eficiência Energética–Parte I. Estratégias de projeto para uma arquitetura sustentável. Periódico eletrônico em Arquitetura e Urbanismo Paranoá, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15215-1: Iluminação Natural. Rio de Janeiro, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminância de Interiores. Rio de Janeiro, 2013.
CHING, F. Diccionario visual de arquitectura. Gustavo Gili, 2000.
CORONA, Eduardo; LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Dicionário da arquitetura brasileira. 2. ed. São Paulo: Romano Guerra, 2017.
DUTRA, L. Apostila de iluminação na arquitetura: Conforto Visual. 2013.
ELETROBRAS. Pesquisa de posse de equipamentos e hábitos de uso, ano base 2005: Classe Residencial Relatório Sul. Rio de Janeiro: ELETROBRAS; PROCEL, 2007b. 160 p. (Avaliação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil).
KEELER, M.; BURKE, B. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Grupo A-Bookman, 2010.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3ª edição. Eletrobras. 2014.
LOFTNESS, V.; HAASE, D. Sustainable Built Environments. Springer, 2013.
MOORE, Fuller. Concepts and Practice of Architectural Daylighting. 1. Ed. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold. 1991
PHILLIPS, Derek. Daylighting: natural light in architecture. Routledge, 2004.
RODRIGUES, P. Manual de iluminação eficiente. Rio de Janeiro: Eletrobras/Procel, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Egon Vettorazzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).