A RELEVÂNCIA DA ESTRATÉGIA VENTILAÇÃO NATURAL PARA PAULO AFONSO BA/BR
THE RELEVANCE OF NATURAL VENTILATION STRATEGY FOR PAULO AFONSO/BA/BR
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n3.85-100Palavras-chave:
Ventilação Natural, Carta Bioclimática, Paulo Afonso, Conforto TérmicoResumo
A ventilação natural é recomendada como uma das principais estratégias bioclimáticas para se obter conforto térmico no nordeste do Brasil. O objetivo foi verificar a relevância dessa estratégia para Paulo Afonso/BA/BR. Compararam-se cartas bioclimáticas geradas por dois softwares, com base em dados do INMET, para o ano climático de 2016, com o modelo de conforto térmico adaptativo. A ventilação natural mostrou-se fundamental para um considerável intervalo de horas do dia ao longo do ano, mas em conjunto com outras estratégias. O Analysis Bio apresentou maior proximidade com o preconizado pelas normas ABNT que o Climate Consultant. As estratégias passivas apresentam papel promissor para as condições climáticas da Z7. O ar condicionado não é recomendado como estratégia ativa principal, contrariando as práticas e preferências locais.
Referências
ARQUIVOS CLIMÁTICOS INMET 2016. LABEEE. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/downloads/arquivos-climaticos/inmet2016>. Acesso em: 11 de novembro de 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15220-3: desempenho térmico de edificações residenciais. Parte 3 - Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, ABNT, 2005.
BAHIA | PAULO AFONSO | PANORAMA. IBGE. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paulo-afonso/panorama>. Acesso em: 18 de setembro de 2022.
BITTENCOURT, Leonardo; CÂNDIDO, Christhina. Ventilação natural em edificações. Rio de Janeiro: Eletrobrás/Procel, 2010.
CLIMA, CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS EM PAULO AFONSO NO ANO TODO. Wheater Spark. Disponível em: https://pt.weatherspark.com/y/31084/Climacaracter%C3%ADstico-em-Paulo-Afonso-Brasil-durante-o-ano>. Acesso em: 15 de agosto de 2022.
DADOS CLIMÁTICOS. Projeteee. Disponível em: http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/?cidade=BA+- +Paulo+Afonso&id_cidade=bra_ba_paulo.afonso.829860_inmet>. Acesso em: 11 de setembro de 2022.
FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico. 5. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
GOULART, S. V. G.; LAMBERTS, R; FIRMINO S. Dados climáticos para projeto e avaliação energética de edificações para 14 cidades brasileiras. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 1998.
HISTÓRIA DA CIDADE. Prefeitura de Paulo Afonso. 2014. Disponível em: < http://www.pauloafonso.ba.gov.br/novo/?p=noticias&i=4004.> Acesso em: 27 de setembro de 2022.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. Eficiência Energética na Arquitetura. 3.ed. Rio de Janeiro: Eletrobrás/Procel, 2014.
LIMA, João de Sousa. Paulo Afonso e a Vila Poty: A história não contada. Paulo Afonso, BA: Editora Fonte Viva, 2017.
MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.
MONTENEGRO, Gildo A. Ventilação e Cobertas: estudo teórico, histórico e descontraído. São Paulo: Edgard Blucher, 1984.
NEW TWO-TIER APPROACH ON “CLIMATE NORMALS”. WMO. 2015. Disponível em: <https://public.wmo.int/en/media/news/new-two-tier-approach-%E2%80%9Cclimatenormals%E2%80%9D#:~:text=Climate%20normals%20are%20presently%20updated,climate %20much%20faster%20than%20before>. Acesso em: 27 de setembro de 2022.
NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DO BRASIL. INMET. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/normais>. Acesso em: 27 de setembro de 2022.
OLGYAY, Victor. Design with climate: bioclimatic approach to architectural regionalism. 4ª ed. Princeton University Press, Princeton, New Jersey, USA, 1973.
SILVA, Antônio Galdino da. Abel Barbosa: O inventor de Paulo Afonso. Paulo Afonso, BA: Editora Oxente, 2019.
SILVA, Antônio Galdino da. De Forquilha a Paulo Afonso: Histórias e Memórias Pioneiras. Paulo Afonso, BA: Editora Fonte Viva, 2014.
TOLEDO, Alexandre Márcio. Ventilação natural e conforto térmico em dormitórios: aspectos bioclimáticos para uma revisão do código de obras e edificações de Maceió. 2001. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Yure Leonel, Alexandre Toledo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).