CONEXÃO URBANA: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Márcia Azevedo de Lima UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Dupont UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.107-118

Palavras-chave:

Conexão urbana; Polos urbanos; Desenvolvimento sustentável

Resumo

O fortalecimento dos polos urbanos vai ao encontro do desenvolvimento urbano sustentável. Entretanto, a integração entre esses polos pode ser dificultada, por exemplo, por acidentes geográficos, constituindo obstáculos que impedem ou condicionam a implementação ou prolongamento dos traçados viários, dificultando a legilibidade, integração socioespacial e interação social. Nesse sentido, este artigo busca ampliar o debate sobre forma urbana, desafios e possibilidades para conexão urbana e adota como objeto de estudo projeto desenvolvido para trecho da cidade de Montenegro/ RS. Foi verificada a possibilidade de conexão da cidade, através dos acidentes geográficos, a partir de três elementos: sistema viário, mobilidade e centralidade. Portanto, esse trabalho sugere que projetos que contemplam a estruturação de polos urbanos e suas conexões podem melhorar a legibilidade e integração socioespacial, favorecendo o sentimento de pertencimento, a familiaridade com o lugar e a interação social. Por fim, pretende contribuir para o debate de soluções de desenho urbano para a produção de cidades inclusivas, resilientes, saudáveis e sustentáveis.

Biografia do Autor

Márcia Azevedo de Lima, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Planejamento Urbano e Regional | UFRGS |  PROPUR

Aline Dupont, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Estudante Arquitetura e Urbanismo

Referências

AGUIAR, Douglas Viera de. Alma espacial: o corpo e o movimento na arquitetura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

ALEXANDER, Christopher. A City is not a Tree. In: Architectural Forum, vol. 122, nº 1, abril 1965, pp. 58-62 (parte I); vol. 122, nº 2, maio 1965, pp. 58-62 (parte II).

ARNHOLD, Alexa Krahl. Conexão humana do Bairro Santo Antônio. Orientação: Artur do Canto Wilkoszynski. Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo - Unisinos/ RS, 2020.

BAIARDI, Yara C. L.. Nó de transporte e lugar. Dilemas, Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento de um Hub Urbano de Mobilidade. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.

BRANDALISE, Luisa. Requalificação do entorno da Estação Unisinos e a transformação em nó-lugar. Orientação: Márcia Azevedo de Lima. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Arquitetura de Urbanismo. Unisinos. 2021.

CALDAS, Lucas Rosse. (2020). Enfrentando inundações urbanas: 7 soluções para cidades-esponja. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/940139/enfrentando-inundacoes-urbanas-7-solucoes-para-cidades-esponja. Acesso em: maio de 2020.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.

DUPONT, Aline. A conexão da cidade através dos acidentes geográficos. Orientação: Márcia Azevedo de Lima. Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo - Unisinos/ RS, 2020.

Estatuto da Cidade. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. 2001.

Fernando, S.P.. O traçado. In: COELHO, C.D. (coord.). Cadernos de Morfologia Urbana: estudos da cidade portuguesa. Lisboa: Estudos e realizações, 2013.

FIGUEIREDO, Lucas. Desurbanismo: Um manual rápido de destruição de cidades. I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENANPARQ. Rio de Janeiro, 2010.

GOLLEDGE, Reginald G.; MOORE, Gary T. Environmental Knowing: theories, research and methods. Stroudsburg: Dowden, Hutchinson & Ross Inc, 1976.

GONÇALVES, Alice Rauber. Urbanidade e as novas configurações urbanas. I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENANPARQ. Rio de Janeiro, 2010.

HILLIER, Bill; HANSON, Julienne. The Social Logic of Space. Bath: Pitman Press, 1984.

IBGE. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/montenegro/panorama. Acesso em 21/06/2021. 2021.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HERZOG, Cecilia Polacow. Cidades para todos: (re) aprendendo a conviver com a natureza. 1.ed. Rio de Janeiro: Mauad X Inverde, 2013.

HOLANDA, Frederico de. O espaço de exceção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

HOLANDA, Frederico de (org.). Arquitetura & Urbanidade. São Paulo: Pro Editores, 2003.

LAMAS, Jose M. Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. 3ª Ed. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian/ Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004.

LEITE, C.; AWAD,J.C.M.. Cidades Sustentáveis: Cidades Inteligentes. Porto Alegre: Bookman, 2012.

LIMA, Márcia A. de. A influência da dimensão, configuração e localização de conjuntos habitacionais na interação social. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

LIMA, M.A. de; NERBAS, P. de F.; SILVA, M. M. da. Um novo olhas para as cidades educadoras. In: XIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR, Evento virtual. Anais do XIX ENANPUR, 2022.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

MADALENA, Maurício de Andrade. In (between): ressignificação de áreas de passagem. Orientação: Patrícia de Freitas Nerbas. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Arquitetura de Urbanismo. Unisinos. 2019.

MAGALHÃES, Sérgio Ferraz. Sobre a cidade: habitação e democracia no Rio de Janeiro. São Paulo: Pro Editores, 2002.

MAGALHÃES, Sérgio Ferraz. A cidade na incerteza. Ruptura e contingüidade em urbanismo. Rio de Janeiro: Viana & Mosley: Ed. PROURB, 2007.

MORAIS, Marcele Trigueiro de Araújo. A pacificação da cidade: o caso dos espaços públicos do grand ensemble Lês Minguettes, em Lyon (França). I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENANPARQ. Rio de Janeiro, 2010.

NASAR, J. The evaluative image of the city. Thousand Oaks, Califórnia: SAGE Publication, 1998.

NETTO, Vinicius de Moraes. O efeito da arquitetura: impactos sociais, econômicos e ambientais de diferentes configurações de quarteirão. Arquitextos, São Paulo, dez 2006.

NETTO, Vinicius de Moraes. A urbanidade como devir do urbano. I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENANPARQ. Rio de Janeiro, 2010.

ONU Brasil. Objetivos de desenvolvimento sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 15 de agosto de 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL MONTENEGRO. https://www.montenegro.rs.gov.br/. Acesso em 15 de agosto de 2022.

RAPOPORT, Amos. Aspectos humanos de la forma urbana: hacia uma confrontación de lãs ciências sociales com el diseño de la forma urbana. Barcelona, Editora Gustavo Gilli, 1978.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-01 — Atualizado em 2022-12-19

Versões

Como Citar

Lima, M. A. de, & Dupont, A. (2022). CONEXÃO URBANA: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. IX Sustentável, 8(5), 107–118. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n5.107-118 (Original work published 1º de dezembro de 2022)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)