MODELO DE PLATAFORMA COLABORATIVA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS A PARTIR DO DESIGN DE SERVIÇO
COLLABORATIVE PLATFORM MODEL FOR THE MARKETING OF ORGANIC FOODS ACCORDING TO THE SERVICE DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.126-136Palavras-chave:
Design de Serviço, Alimentos Orgânicos, Sustentabilidade, Inovação SocialResumo
A discussão sobre a comercialização de alimentos orgânicos é atual e deve ser considerada para que a sociedade avance no tema da alimentação saudável. O estímulo ao desenvolvimento de serviços territoriais sustentáveis contribui para o enriquecimento de pequenos e microempreendedores, e para o engajamento entre as partes envolvidas. O presente artigo aborda questões relacionadas ao crescimento de serviços de entrega em consequência da crise sanitária do COVID-19, assuntos direcionados ao consumo consciente e como o design pode auxiliar na transformação de sistemas colaborativos. A pesquisa adota a abordagem do Design Thinking como metodologia de pesquisa. A partir de insights retirados da fase de imersão do estudo, os autores apresentam uma proposta de plataforma pautada em sistemas participativos para promover a comercialização de alimentos orgânicos, vislumbrando, assim, uma mudança de comportamento em direção a preservação do meio ambiente e o bem-estar social. Para pesquisas futuras é sugerida a validação do sistema proposto através de uma plataforma digital, e o desenvolvimento de estudos que investigam possíveis motivações para a prática de consumo consciente.
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