RESUMO DE TCC: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE FABLAB COMO ESTRATÉGIA ECOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE BIJUTERIAS

Autores

  • Lilian Vieira Humbert Universidade Federal de Santa Catarina
  • Regiane Trevisan Pupo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.172-173

Resumo

Este projeto de conclusão de curso desenvolveu um kit de bijuterias formado por uma pulseira, um par de brincos, um colar e dois anéis. Nestes produtos, são utilizados resíduos provenientes da fabricação digital. Para isto, foi necessário elucidar os processos de Fabricação Digital e levantar dados sobre os resíduos gerados dentro dos FABLABS, ampliar o conhecimento sobre a relação entre Designer, Artesão e Maker e, investigar tendências no ramo de artesanato e bijuterias. A metodologia Pesquisa-Ação (TRIPP, 2005) foi utilizada para planejar, implementar, observar, refletir e registrar e então, elaborar novos planos de ação, atuando de maneira cíclica. Devido à pandemia, algumas pesquisas foram realizadas por meio de formulário online. Realizou-se um workshop na empresa “Due Laser”, a fim de validar os conceitos e a viabilidade da solução apresentada. Obtidos os resultados, realizaram-se análises e os produtos finais foram desenvolvidos. Os resultados obtidos foram considerados e comentados, obtendo resultado satisfatório e comprovatório de que é possível produzir bijuterias com os resíduos da fabricação digital através do upcycling. Os resultados deste projeto são de extrema importância devido às necessidades ambientais e ecológicas do nosso planeta, aumentando o ciclo de vida dos materiais que antes seriam descartados de maneira breve.

Palavras-Chave: Resíduos, Reutilização, Upcycling, FABLAB, Fabricação Digital, Bijuterias, Design de Produto.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Humbert, L. V., & Pupo, R. T. (2021). RESUMO DE TCC: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE FABLAB COMO ESTRATÉGIA ECOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE BIJUTERIAS. IX Sustentável, 8(1), 172–173. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.172-173

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação