RESUMO DE TCC: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE FABLAB COMO ESTRATÉGIA ECOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE BIJUTERIAS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.172-173Resumo
Este projeto de conclusão de curso desenvolveu um kit de bijuterias formado por uma pulseira, um par de brincos, um colar e dois anéis. Nestes produtos, são utilizados resíduos provenientes da fabricação digital. Para isto, foi necessário elucidar os processos de Fabricação Digital e levantar dados sobre os resíduos gerados dentro dos FABLABS, ampliar o conhecimento sobre a relação entre Designer, Artesão e Maker e, investigar tendências no ramo de artesanato e bijuterias. A metodologia Pesquisa-Ação (TRIPP, 2005) foi utilizada para planejar, implementar, observar, refletir e registrar e então, elaborar novos planos de ação, atuando de maneira cíclica. Devido à pandemia, algumas pesquisas foram realizadas por meio de formulário online. Realizou-se um workshop na empresa “Due Laser”, a fim de validar os conceitos e a viabilidade da solução apresentada. Obtidos os resultados, realizaram-se análises e os produtos finais foram desenvolvidos. Os resultados obtidos foram considerados e comentados, obtendo resultado satisfatório e comprovatório de que é possível produzir bijuterias com os resíduos da fabricação digital através do upcycling. Os resultados deste projeto são de extrema importância devido às necessidades ambientais e ecológicas do nosso planeta, aumentando o ciclo de vida dos materiais que antes seriam descartados de maneira breve.
Palavras-Chave: Resíduos, Reutilização, Upcycling, FABLAB, Fabricação Digital, Bijuterias, Design de Produto.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).