RESUMO DE TCC: MANDACARÚ: UMA NOVA PROPOSTA DE DESIGN BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n2.163-164Palavras-chave:
design, joias, empresa, sustentabilidade, reflexão, gambiarraResumo
Este trabalho relata o processo de criação de uma empresa de joalheria, bem como o desenvolvimento de uma coleção de joias piloto. A empresa, assim como os produtos dela, têm como objetivo gerar uma mudança cultural na forma como se produzem e consomem joias a partir de estudos realizados a respeito dos efeitos socioambientais negativos provocados pelo garimpo. Para tanto, traz em sua essência três pontos fundamentais: sustentabilidade, reflexão, gambiarra. A criação da empresa se deu a partir do uso da metodologia Design Thinking alinhada a determinadas ferramentas de branding, além dos ideais do design ativista. Já a coleção de joias foi realizada com a metodologia Modelo de Percepção-em-ação. Enfatiza-se que tanto os ideais da empresa quanto a coleção de joias obtiveram resultados positivos com o público. Sendo assim, a empresa se mostrou promissora, mesmo que ainda existam etapas para tirá-la do papel.
Referências
CHAGAS, M. A.; OLIVEIRA, M. Sustentabilidade e Mineração: Uma Análise dos Relatórios de Sustentabilidade da Mineração Pedra Branca no Amapari, no Estado do Amapá. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - Universidade Federal do Pará. Belém, p. 13. 2008.
MUNARI, B. Das Coisas Nascem Coisas. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, v. I, 1981.
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