RESUMO DE DISSERTAÇÃO: VESTUÁRIO DE MODA SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v7.n1.177-178Palavras-chave:
Moda, Sustentabilidade, Valor agregado, Designer de modaResumo
Na relação de atender os desejos do consumidor, obter sucesso do produto e alcançar a lucratividade, o designer ainda tem de adaptar-se às exigências de mercado para uma orientação sustentável. Assim, com esta pesquisa, objetiva-se identificar elementos que agregam valor ao produto de vestuário de moda sustentável, sob a perspectiva do designer, a fim de propor ao profissional referências de elementos para o desenvolvimento de produto. A partir desse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva estabelecida em três fases: (1) pesquisa bibliográfica, (2) levantamento de dados, por meio de entrevista semiestruturada, e (3) análise comparativa. A pesquisa possui caráter quali-quantitativo, sendo que, na etapa quantitativa foram realizadas as categorizações provenientes da aplicação do método de análise de conteúdo e de cálculo de coeficiente de correlação e, na etapa qualitativa, as análises das narrativas dos entrevistados. Com base nos dados, observa-se, entre os designers entrevistados, predominância do sexo feminino, com idade entre 21 e 40 anos, empreendedores individuais ou societários, que tem como motivação para a sustentabilidade questões de âmbito pessoal ou profissional. Percebe-se, também, que os designers compreendem a sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e econômica, sendo que alguns trazem ainda a dimensão cultural para sua definição. Quanto à aplicação dos conceitos de sustentabilidade, houve enfoque para o ciclo de vida do produto, além das dimensões ambiental e cultural. Já o princípio de maior destaque que norteia os designers no desenvolvimento do produto é o slow fashion. As cadeias de suprimentos seguem uma estrutura tradicional, com ajustes devido às restrições de matéria-prima, além de que a terceirização é uma realidade em algumas etapas de produção. O produto de vestuário de moda sustentável possui bom desempenho financeiro, boa aceitação do consumidor e os elementos de valor com maior aparição foram a eficiência, estima, ética, estética e espiritualidade. Entre os diferenciais do produto, a estética é a mais apontada. Ressalta-se ainda que a região pesquisada é favorável para a atuação de negócios sustentáveis devido ao estímulo da economia criativa e de movimentos sustentáveis na moda. Com isso, foi possível concluir que há engajamento no discurso dos designers, todavia, os desafios no setor da moda demandam mudanças efetivas orientadas ao comportamento de consumo para alcançar um desenvolvimento mais sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).