RESUMO DE TCC: PROJETO ARQUITETÔNICO ESTAÇÃO CHÃO D’ÁGUA E PROPOSTA DE TBC

Autores

  • Victor Salgado Universidade Federal do Amapá
  • Bianca Moro de Carvalho Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.161-162

Resumo

Este estudo foi realizado na Vila Elesbão, localizada em Santana, no estado do
Amapá. Evidencia a palafita como principal técnica construtiva presente na comunidade além de resgatar a sua relevância e aplicação em territórios outros. Particular ao caso da cidade de Santana, o acesso direto ao Oceano Atlântico por meio da foz do rio Amazonas determinou a vocação portuária da região, atraindo investidores e interesse estatal com a finalidade de instalar infraestruturas de acostagem. As populações mais vulneráveis fixaram residência na Zona Portuária, onde fica a Vila Elesbão, em circunstância de ocupação irregular. Verificou-se que o espaço construído pelos moradores, sem apoio da gestão pública, transformou as dificuldades em conquistas. Por objetivo, o trabalho realiza o projeto Estação Chão d’Água, a fim de favorecer a autogestão e organização da comunidade, e complementar a essa estratégia apresenta-se a proposta de desenvolvimento a partir do turismo comunitário, um modelo de gestão favorável a valorização do modo de vida singular que há por mais de 60 anos naquela orla do rio Amazonas.

Biografia do Autor

Victor Salgado, Universidade Federal do Amapá

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo

Bianca Moro de Carvalho, Universidade Federal do Amapá

Professora do DCET/UNIFAP e Doutora em Urbanismo (UNAM)

Referências

ICMBIO, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação Federais. Princípios e Diretrizes. Coord.: Thiago Souza et. al. Ministério do Meio Ambiente. Brasília. 2017.

UN, United Nations. The road to dignity by 2030: ending poverty,transforming all lives and protecting the planet. Synthesis report of the Secretary-General on the post-2015 sustainable development agenda, NewYork, 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Salgado, V., & de Carvalho, B. M. (2020). RESUMO DE TCC: PROJETO ARQUITETÔNICO ESTAÇÃO CHÃO D’ÁGUA E PROPOSTA DE TBC. IX Sustentável, 6(4), 161–162. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.161-162

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação