RESUMO DE TCC: REAPROVEITAMENTO DA CASCA DA CASTANHA-DO-BRASIL NO DESIGN DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.169-170Resumo
O presente estudo trata de temas relacionados à seleção de materiais e ao design de embalagens frente às questões ambientais. A partir do reaproveitamento de cascas de castanha-do-Brasil junto ao poliuretano de mamona, foram desenvolvidas tampas de embalagens para um desafio de sustentabilidade promovido pela Coca-Cola, o Beyond Packaging.
A castanha-do-Brasil é uma oleaginosa típica da região amazônica a qual apresenta nutrientes benéficos para a saúde e de importante aplicação no mercado (EMBRAPA, 2011) e gera mais de 56 mil toneladas de resíduos por ano (FECOMERCIO, 2014). A metodologia experimental para testes iniciais teve como base o trabalho de Melo (2013) e foi dividida em três etapas. A primeira constitui pelo estudo do design de materiais e a seleção das matérias-primas para os testes. A segunda, na qual são realizados os testes iniciais, observação do comportamento e análise dos resultados. E a última etapa, com a confecção dos protótipos e sugestões de futuras aplicações.
As investigações realizadas auxiliam no aperfeiçoamento de tecnologias artesanais de baixo custo de fabricação, visando a possibilidade de aplicação em diversas áreas para contribuir com a valorização deste subproduto da biodiversidade amazônica.
Referências
COCA-COLA BRASIL. Desafio da inovação Beyond Packaging. <https://cocacola.brightidea.com/beyondpackaging> 2019.
EMBRAPA. Boas práticas para a produção da Castanha-do-Brasil em florestas naturais da Amazônia. <https://www.embrapa.br/busca-de-solucoestecnologicas/-/produto-servico/1569/boas-praticas-para-a-producao-da-castanha-dobrasil-em-florestas-naturais-da-amazonia> 2011.
FECOMERCIO. Reaproveitar resíduos da castanha-do-pará pode beneficiar produtores. <https://www.fecomercio.com.br/noticia/reaproveitar-residuos-da-castanha-do-para-pode-beneficiar-produtores> 2014.
MELLO, A. K. Design de tecnologia social: Reaproveitamento do ouriço da castanha do Brasil no desenvolvimento de novos materiais. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).