RESUMO DE TCC: ECOVILA ARUÁS

Autores

  • Roseana Martins Ribeiro Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais - Professor Camillo Filho https://orcid.org/0000-0002-3107-645X
  • Maria Geni Batista de Moura

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.167-168

Palavras-chave:

Ecovila, Bioconstrução, Permacultura.

Resumo

A sociedade moderna apresenta um estilo de vida acelerado, baseado principalmente no consumo excessivo, no individualismo e na despreocupação com a “pegada ecológica”. Ou seja, não se considera a disponibilidade finita dos recursos naturais para suprirem as próprias necessidades.
Dessa forma, as ecovilas surgem como modelos alternativos sustentáveis que buscam o respeito com o lugar em que estão instaladas, criando condições que permitam que as necessidades individuais e coletivas sejam supridas, sem retirar da natureza mais do que ela pode oferecer ambientalmente.
Diante do exposto, o presente trabalho aborda uma parte de um Trabalho de Conclusão de Curso na área de Arquitetura e Urbanismo, no qual possui como proposta um projeto arquitetônico de uma Ecovila localizada na zona rural do município de Teresina-PI, tendo como nome Aruás, fazendo referência a uma antiga tribo indígena que habitou o estado piauiense.

Biografia do Autor

Roseana Martins Ribeiro, Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais - Professor Camillo Filho

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho, em Teresina-PI, com conclusão em 2017. Apresenta Graduação Sanduíche pela Universidad de Málaga (2014-2015) - Espanha. É técnica em Saneamento pelo Instituto Federal do Piauí. E atualmente é mestranda em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Maria Geni Batista de Moura

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2006). Atualmente é arquiteta - Escritório de Arquitetura Geni Moura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, urbanização, degradação ambiental e uso e ocupação do solo e projetos arquitetônicos.

Referências

ADAM, Roberto Sabatella. Princípios do ecoedifício: interação entre ecologia, consciência e edifício. São Paulo: Aquariana, 2001.

GAUZIN-MÜLLER, Dominique. Arquitetura ecológica. Colaboração: Nicolas Favet e Pascale Maes. Tradução: Celina Olga de Souza e Caroline Fretin de Freitas. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.

MOLLISON, Bill. Introducción a la permacultura. [s.l.: s.n.], 1991.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Ribeiro, R. M., & Moura, M. G. B. de. (2020). RESUMO DE TCC: ECOVILA ARUÁS. IX Sustentável, 6(3), 167–168. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.167-168

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação