RESUMO DE MONOGRAFIA: LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA COOPERATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA DO SUL CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.171-172Resumo
Uma das etapas imprescindíveis para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em acordo com a Norma ISO 14001 é o levantamento e a análise dos aspectos e impactos ambientais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo a identificação dos aspectos e impactos ambientais de uma Cooperativa de Energia Elétrica do Sul Catarinense, assim como a elaboração de uma matriz de avaliação riscos ambientais, a fim de possibilitar oportunidades de melhoria para uma futura implantação de um SGA. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa descritiva e estudo de caso, tendo uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que a empresa possui um total de 55 aspectos e impactos ambientais, sendo que 26 destes não possuem medida de controle. Neste sentido, foram propostas ações de melhoria às 26 ocorrências, juntamente com um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e a reformulação do programa de educação ambiental da Cooperativa.
Referências
ABNT. NBR ISO 14001 – Sistemas de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro. 2015.
BARBIERI, J.C. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).