RESUMO DE DISSERTAÇÃO: PROJETO REGENERATIVO: UMA VISÃO HOLÍSTICA DE PLANEJAMENTO PARA A INTERDEPENDÊNCIA DO CAMPUS COM A CIDADE

Fábio Pedroso Dias, José Ripper Kós

Resumo


Evidências emergentes mais recentes motivam   para   a necessidade de um "paradigma de sustentabilidade regenerativa" que entrelaçam os sistemas humanos em uma parceria cocriativa com a natureza; visando aplicar um conjunto de práticas de projeto e engenharia ecológica no seu desenvolvimento narrativo, modificando o ambiente urbano de acordo com as exigências à procura  de  soluções  duradouras com uma abordagem integrada dos problemas físicos, ambientais e econômicos (DU PLESSIS, COLE, 2011). Deste modo, o presente trabalho utilizou uma metodologia, que foi aplicada no contexto urbano do Campus Sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como objetivo apresentar um modelo de planejamento, fundamentado na teoria do projeto regenerativo com a finalidade de reconstituir as fronteiras urbanas do campus com seus arredores, a partir da necessidade que a universidade tem de se abrir para a cidade; demonstrando como estas relações podem acontecer de uma forma diferente através da restauração dos ecossistemas juntamente com as relações humanas e como que elas se complementam.


Palavras-chave


Projeto Regenerativo; Campus Universitário; Guias de Projeto Regenerativo para Campus Universitário

Texto completo:

PDF/A

Referências


DALTON, L. C.; HAJRASOUILHA, A. H.; RIGGS, W. W. State of the art in planning for college and university campuses: site planning and beyond. Journal of the American Planning Association, 2018, p.145-161.

DU PLESSIS, C.; COLE, R. J. Motivating change: shifting the paradigm. Building Research & Information, 2011, p.436-449.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.197-198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Fábio Pedroso Dias, José Ripper Kós

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Advanced Sciences

 
www.journal-index.org