RESUMO DE DISSERTAÇÃO: PROJETO REGENERATIVO: UMA VISÃO HOLÍSTICA DE PLANEJAMENTO PARA A INTERDEPENDÊNCIA DO CAMPUS COM A CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.197-198Palavras-chave:
Projeto Regenerativo, Campus Universitário, Guias de Projeto Regenerativo para Campus UniversitárioResumo
Evidências emergentes mais recentes motivam para a necessidade de um "paradigma de sustentabilidade regenerativa" que entrelaçam os sistemas humanos em uma parceria cocriativa com a natureza; visando aplicar um conjunto de práticas de projeto e engenharia ecológica no seu desenvolvimento narrativo, modificando o ambiente urbano de acordo com as exigências à procura de soluções duradouras com uma abordagem integrada dos problemas físicos, ambientais e econômicos (DU PLESSIS, COLE, 2011). Deste modo, o presente trabalho utilizou uma metodologia, que foi aplicada no contexto urbano do Campus Sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como objetivo apresentar um modelo de planejamento, fundamentado na teoria do projeto regenerativo com a finalidade de reconstituir as fronteiras urbanas do campus com seus arredores, a partir da necessidade que a universidade tem de se abrir para a cidade; demonstrando como estas relações podem acontecer de uma forma diferente através da restauração dos ecossistemas juntamente com as relações humanas e como que elas se complementam.
Referências
DALTON, L. C.; HAJRASOUILHA, A. H.; RIGGS, W. W. State of the art in planning for college and university campuses: site planning and beyond. Journal of the American Planning Association, 2018, p.145-161.
DU PLESSIS, C.; COLE, R. J. Motivating change: shifting the paradigm. Building Research & Information, 2011, p.436-449.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).