RESUMO DE TCC: QUANTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO REFILAMENTO DE MÁQUINA OVERLOQUE EM EMPRESAS FACCIONISTAS DE IBIRAMA/SC
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.185-186Resumo
O Brasil encontra-se entre os maiores produtores mundiais do setor têxtil e de confecção industrial. Trata-se de um significativo setor produtor de fibras, fios, tecidos planos, malhas e produtos confeccionados, que além de estimular o PIB, promovem a geração de milhões de empregos diretos e indiretos. Todavia, este setor também apresenta alguns problemas de ordem ambiental, dentre os de maior destaque estão os resíduos sólidos provenientes dos setores de confecção. O presente estudo teve como objetivo, quantificar os resíduos sólidos especificamente as aparas de tecidos provenientes do refilamento de máquinas overloque em empresas faccionistas da cidade de Ibirama- SC. Uma pesquisa exploratória foi aplicada 53 empresas do ramo da confecção. Os resultados revelaram uma produção de 11 toneladas mensal de aparas, que são descartadas como resíduos sem aproveitamento. Outro fato relevante observado durante este estudo, diz respeito à falta de conhecimento por parte da maioria dos confeccionistas em relação ao destino deste rejeito. Cerca de 85,2% das empresas não promovem programas de incentivo para a redução e reaproveitamento dos resíduos gerados na empresas.
Referências
ABETRE - Classificação de resíduos sólidos norma ABNT NBR 10.004:2004. 2006. Disponível em: <http://www.abetre.org.br/estudos-e-publicacoes/publicacoes/publicacoes-abetre/classificacao-de-residuos>. Acesso em: 08 out. 2018.
MENEGUCCI, Franciele; MARTELI, Letícia; CAMARGO, Maristela; VITO, Meriele. Resíduos têxteis: Análise sobre descarte e reaproveitamento nas indústrias de confecção. XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, p.01-12, ago. 2015.
MONTGOMERY, Douglas C.; RUNGER, George C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. [Applied statistics and progability for engineers, 5th ed. [Inglês]. Tradução e revisão técnica de Verônica Calado. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. xvi, 521 p.
LIMA, L. M. Q. Lixo: Tratamento e biorremediação. 3. ed. São Paulo: Hemus, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).