LIXEIRA CONCEITUAL SMART: APLICANDO A TECNOLOGIA PARA O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.43-52Palavras-chave:
Lixeira conceitual, inovação, tecnologiaResumo
Tendo em vista todos os problemas urbanos relacionados ao descarte de resíduos e a busca diária por novas soluções, este artigo apresenta uma proposta de lixeira conceitual que utiliza da tecnologia como uma ferramenta de auxílio para orientar os usuários ao descarte correto de resíduos sólidos. Para tal pesquisa foi aplicada a metodologia do Design Thinking, orientando todas as etapas do processo de desenvolvimento do produto, que por sua vez teve como polo de estudo o maior parque de tecnologia e inovação do Brasil, o Sapiens Parque de Florianópolis - SC. Como resultado final é apresentado uma lixeira com aplicação de soluções tecnológicas, como abertura automática e visor de ecofeedback, que deixaram o produto interativo, moderno e intuitivo, contando ainda com o auxílio de um aplicativo com mapa de localização, rotas, status do produto e informativos técnicos e legais. Uma solução conceitual e inovadora que alia tecnologia e sustentabilidade.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro, 2002a. 24 p.
BARBOSA, G.B. et al. TECNOLOGIA INTEGRADA ÀS ÁREAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES. Revista eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão tecnológica. 2013. v. 03, n.01. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/resiget/article/view/584>. Acessado em 20 de maio de 2019.
BRILHANTE, OM., CALDAS, LQA. Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1999. 155 p. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/ffk9n/pdf/brilhante-9788575412411.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2019.
FERROLI, P. C. M.; LIBRELOTTO, L. I. . GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS NO DESIGN: USO DA FERRAMENTA FEAP. Estudos em Design (Online), v. 24, p. 197-214, 2016.
GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2008. 6ª ed. 220 p. Editora Atlas S.A. São Paulo. Brasil.
KLIGERMAN, Débora Cynamon. A Era da Reciclagem X A Era do Desperdício. In: SISINNO, Cristina Lucia Silveira; OLIVEIRA, R.M. (Org.). Resíduos Sólidos, Ambiente e Saúde: uma visão multidisciplinar. 20.ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. p. 99-110.
NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Editora Rocco, 2006.
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Las dimensiones humanas en los espacios interiores. Gustavo Gili, 1983.
RIBEIRO, Adriano Augusto. Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos em pequenos e médios municípios consorciados - Estudo de caso aplicado ao CIRSURES. Dissertação de mestrado. UFSC, 2004. 118p.
VIANNA, Maurício et al. Design Thinking Inovação em negócios. 2014. Editora MJV Press. 1 ed. Rio de Janeiro.
WEISS, Marcos Cesar, BERNARDES, Roberto Carlos, CONSONI, Flavia Luciane. Cidades inteligentes: casos e perspectivas para as cidades brasileiras. 2013. Altec, 18 p. Disponível em:<http://www.redbcm.com.br/arquivos/Bibliografia/cidades_inteligentes-casos_e_perspectivas_para_as_cidades.pdf>. Acesso em 28 de maio de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).