COMPARATIVO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE SUPERESTRUTURAS DE PONTES
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.107-116Palavras-chave:
Impacto ambiental, Pontes, ComparativoResumo
O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma análise comparativa entre projetos de superestruturas de pontes de concreto pré-fabricado, madeira e mista aço/concreto, para três comprimentos de vão. Os projetos foram analisados quanto à geração de impacto ambiental através do desempenho apresentado em parâmetros estabelecidos dentro das categorias: consumo de energia, emissões atmosféricas e esgotamento de recursos. Foi realizada a análise do ciclo de vida dos materiais do berço ao portão. Os resultados permitiram identificar a superestrutura com o comportamento mais satisfatório em cada parâmetro. A ponte em madeira apresentou os melhores resultados em todos os parâmetros das categorias emissões atmosféricas e esgotamento de recursos naturais, por outro lado, exibiu grande consumo de energia. Em relação às demais superestruturas, o desempenho mais satisfatório em cada parâmetro das categorias variou com o comprimento do vão. Este estudo constitui uma importante ferramenta de auxílio à tomada de decisão com vistas à construção sustentável.
Referências
ABNT. NBR ISO 14040: Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. Rio de Janeiro. 2009.
______. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro. 2014.
______. NBR 7188: Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas. Rio de Janeiro. 2013.
ANDRADE, T. F. R. Integração da análise ciclo de vida nas práticas de projetos de edifícios. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2013. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/76483.
CASTRO, R. R. T. L. Análise da sustentabilidade de estruturas: aço vs betão. Tese (Doutorado em Construção e Reabilitação Sustentáveis) – Universidade do Minho, Braga, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/24766.
DA SILVA, F. J.; PHILIPPSEN, M. Estudo e concepção de modelo geométrico e estrutural de ponte em vigas de madeira roliça de eucalipto para estradas vicinais da Região Sudoeste do Estado do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7146.
DER. Departamento de Estradas de Rodagem. Construção de Pontes Municipais. Especificações técnicas, projetos tipo e montagem. 1999.
DU, G. et al. Life cycle assessment as a decision support tool for bridge procurement: environmental impact comparison among five bridge designs. Int J Life Cycle Assess, n.19, p.1948–1964, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11367-014-0797-z.
ELLER, P. R. Pré-Dimensionamento de Vigas Mistas de Aço e Concreto para Pontes de Pequeno Porte. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Civil) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011. Disponível em: https://www.propec.ufop.br/uploads/propec_2016/teses/arquivos/tese175.pdf.
GERVÁSIO, H. A sustentabilidade do aço e das estruturas metálicas. In: Congresso Latino-Americano da construção metálica
CONSTRUMETAL. São Paulo, Brasil. 2008. Disponível em: https://www.abcem.org.br/construmetal/2008/downloads/PDFs/27_Helena_Gervasio.pdf.
MACHADO, L. R. Pontilhões de madeira: substituição por pontes em estruturas mistas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/148732.
MILANI, C. J. Subsídios para o diagnóstico das pontes do sistema viário do município de Pato Branco – Paraná. 216f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) –Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/260.
TAYLOR, S. E.; RITTER, M.A; MURPHY, G. L. Portable glulam timber bridge design for low-volume forest roads. In: Proceedings of the 6th International conference on low-volume roads, p. 25-29, 1995. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/6dee/e0b6900db575d1861450e31814c8dbe3ddbf.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).