SUSTENTABILIDADE, CERTIFICAÇÃO LEED E USUÁRIO: ESTUDO EM RETROFIT DE EDIFÍCIO CORPORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.91-106Palavras-chave:
Arquitetura Corporativa, Qualidade no trabalho, Avaliação Pós-Ocupação, Satisfação do usuárioResumo
O retrofit amplia o desempenho e a vida útil da edificação, possibilitando aliar questões de sustentabilidade ambiental, social e econômica, com estética e funcionalidade. O presente estudo de caso avaliou diretrizes projetuais, visando aliar soluções sustentáveis e economicamente viáveis ao projeto e execução de um retrofit de edificação comercial, em São Leopoldo, RS, utilizando elementos estéticos atuais e corporativos, almejando a satisfação dos usuários. O estudo iniciou com levantamentos, incluindo visitas na edificação existente e aplicação de um questionário de avaliação pós-ocupação (APO), identificando elementos passíveis de modificação e sem grandes alterações estruturais, para definição das diretrizes projetuais, conforme as exigências da certificação LEED para grandes reformas e interiores comerciais. Apresentam-se os projetos da proposta desenvolvida e o acompanhamento de sua execução. Após, aplicou-se novo APO, para avaliar as soluções de projeto. O comparativo entre os questionários demonstra o aumento dos níveis de satisfação dos usuários, em relação ao conforto e bem-estar e evidencia a importância de uma APO para algumas definições do retrofit da edificação.
Referências
AGOPYAN, V.; JOHN, V. M. O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil. São Paulo: Blucher, 2012. 144 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
FONSECA, Juliana Figueiredo. A contribuição da ergonomia ambiental na composição cromática dos ambientes construídos de locais de trabalho de escritório. 2004. 292f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Pontífera Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2004.
GURGEL, Miriam. Projetando Espaços: Guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. 5. ed. São Paulo: Senac. 2014.
ISSA, Maíra P.; POLTRONIERI, Julyane P.; ORNSTEIN, Sheila W. Procedimentos para Avaliação Pós-Ocupação (APO) de Edifícios Escolares: O Caso da E.E. Fernando Gasparian, na cidade de São Paulo. In: NUTAU 2008. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2008.
LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. São Paulo: Eletrobrás, 2014. 366 p.
LIMA, Kamila Mendonça de; BITTENCOURT Leonardo Salazar. Efeito do espaçamento, inclinação e refletância de brises horizontais com mesma máscara de sombra na Iluminação natural e ganhos térmicos em Escritórios em Maceió - AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO – ENTAC, XIV, 2012, Juiz de Fora. Anais eletrônicos...Juiz de Fora: Centro de Referência e Informação em Habitação, 2012. Disponível em: http://www.infohab.org.br/entac2014/2012/docs/1486.pdf
MORAES, Virginia Tambasco Freire; QUELHAS Osvaldo Luiz Gonçalvez. Programa de Engenharia de Produção, UFF. pg 448-461. O desenvolvimento da metodologia e os processos de um retrofit arquitetônico. Revista Eletrônica Sistema & Gestão, Volume 7, número 3. Niterói, 2012.
ONO, R.; ORNSTEIN, S. W.; VILLA, S. B.; FRANÇA, A. J. G; L. Avaliação Pós-Ocupação na Arquitetura, no Urbanismo e no design: da teoria à prática. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.
PIQUETTI, Tammi. Uso da arquitetura para qualidade de vida nas empresas. Especialize revista on-line IPOG, Florianópolis, v.4, 2012. Disponível em: http://www.ipog.edu.br/uploads/arquivos/eddbc6d6b354a289ac7b699622ffd62a.pdf . Acesso em 10 jul. 2015.
PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas: subsídios para a promoção da construção civil sustentável. 2014. 133 p.
RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Coleção PROARQ, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), 2009.
SILVA, M. M. G.; GOULART, Solange. Princípios de sustentabilidade aplicados ao processo de projeto de edificações: uma ferramenta de auxílio ao projeto. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO – ENTAC, XIV, 2012, Juiz de Fora. Anais eletrônicos...Juiz de Fora: Centro de Referência e Informação em Habitação, 2012.
SILVA, V. G.; PARDINI, A. F. Aplicação da certificação LEEDTM no Brasil: contribuição ao entendimento com base em dois estudos de casos. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 1, n. 6, p. 115-130, 2011.
VALE, Mauricio Soares do. Diretrizes para a racionalização e atualização das edificações: segundo o conceito da qualidade e sobre a ótica do retrofit. 2006. 220f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Arquitetura) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).