RESUMO DE DISSERTAÇÃO: ESTUDO DE MEDIDAS MITIGADORAS NO TRECHO RETILINIZADO DO RIO MACAÉ PARA REDUÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS URBANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.193-194

Resumo

As primeiras referências à expressão “soluções baseadas na natureza” foram encontradas na literatura no final dos anos 2000. As discussões têm sido motivadas principalmente nos países europeus pelos benefícios que estas técnicas oferecem à manutenção ou restauração dos ecossistemas, na minimização dos riscos ambientais, no uso sustentável dos recursos naturais, na promoção do bem-estar humano, como alternativas promissoras no processo de requalificação fluvial, e na mitigação dos efeitos das inundações. Neste trabalho, o estudo de caso no rio Macaé, propõe uma análise preliminar para elaboração de projeto de intervenção construtiva visando a requalificação fluvial. Por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória, foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar técnicas e materiais alternativos nas áreas de construção civil e na bioengenharia. Em um segundo momento, a proposta foi desenvolvida usando soluções baseadas na natureza (uso de materiais inertes e plantio com vegetação nativa) de forma a aumentar o coeficiente de rugosidade na região da planície de inundação sem causar grandes impactos ao meio ambiente local, inclusive na paisagem.

Palavras-chave: Engenharia Natural. Biotécnicas. Planície de inundação.

Biografia do Autor

Clarissa Rosa Vieira Della Justina, Instituto Federal Fluminense

Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Iguaçu-RJ e Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referências

CANHOLI, Aluísio Pardo. Drenagem urbana e controle de enchentes. São Paulo: Oficina de Textos, 2. ed. 2014.

JUSTINA, C. R. V. D. Estudo de medidas mitigadoras no trecho retilinizado do rio Macaé para redução dos efeitos de cheias urbanas. 2019. Mestrado (Engenharia Ambiental) – Instituto Federal Fluminense, Macaé, 2019.

TAVARES, L. P. S., LUGON JR. J., SILVA, J. A. F. da S., WASSERMAN, J. C. A., RODRIGUES, P. P. G. W. Water management and urban flood mitigation: studies and proposals for the Macaé River Basin in Brazil. Journal of Urban and Environmental Engineering (JUEE), v. 12, n. 8, p. 188-200, 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Justina, C. R. V. D., Junior, J. L., & Ferreira, M. I. P. (2020). RESUMO DE DISSERTAÇÃO: ESTUDO DE MEDIDAS MITIGADORAS NO TRECHO RETILINIZADO DO RIO MACAÉ PARA REDUÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS URBANAS. IX Sustentável, 6(2), 193–194. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.193-194

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)