SENSAÇÃO TÉRMICA NO SERVIÇO DE TRANSPORTE CIRCULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.103-114Palavras-chave:
Planejamento de transporte, Mobilidade urbana, TemperaturaResumo
O sistema de transporte coletivo sofre com a falta de planejamento em termos de conforto térmico, podendo trazer a desaprovação dos usuários e, principalmente, sérios danos à saúde. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a sensação térmica do sistema de transporte circular da Universidade Federal do Pará, devido a diversidade de pessoas que utilizam o serviço diariamente. Primeiramente, realizou-se uma análise de tendência da temperatura na região para os últimos 20 anos, seguida por uma análise da temperatura de superfície na universidade para o ano de 2018. Na segunda parte efetuou-se a caracterização das paradas disponíveis para utilização dos usuários. Por fim, foram realizadas medições de temperatura radiante nas paradas e no interior dos coletivos. Houve tendência ao aumento de temperatura em 80% dos anos estudados, e a temperatura de superfície na universidade variou em 5,4 °C. As medições de temperatura radiante mostraram valores médios acima do máximo tolerado pelos padrões de conforto em normas, concluindo que há necessidade de intervenção em todos os pontos de ônibus, a fim de promover melhorias no serviço. Isto é fundamental para o planejamento institucional do sistema de transporte, além de contribuir com a função social de fornecer um serviço dignoReferências
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