AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA EDIFICAÇÃO

Anelise Schmitz, Juliano Libraga, Miguel Aloysio Sattler

Resumo


O presente trabalho apresenta a quantificação, caracterização e avaliação dos impactos ambientais relacionados ao subsistema de vedação e respectivos revestimentos, para uma edificação a ser executada em um centro de referência para estudos de sustentabilidade, no município de Feliz/RS. O objetivo do estudo é analisar qualitativamente os impactos ambientais do subsistema de vedação, identificando materiais ou processos que possam ser substituídos ou otimizados para melhor desempenho. São abordados: o consumo energético e emissão de gases de efeito estufa relacionados ao transporte dos insumos; perdas; e o consumo energético, nos processos de manufatura, tendo, como método, os coeficientes unitários relacionados a cada tipo de impacto, encontrados na literatura referenciada. Por meio dos resultados, conclui-se que há um acréscimo de cerca de 40% no consumo total de massa do sistema, decorrentes de perdas na execução, o que poderá ser mitigado através de otimização e melhorias na gestão da construção.


Palavras-chave


Avaliação de impacto ambiental; Subsistema de Vedação; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF/A

Referências


AZEREDO, H. A. De. O edifício até sua cobertura. 2ªEdição, Editora Blucher, São Paulo, SP. 2013.

EDWARDS, B.O Guia Básico Para a Sustentabilidade. Gustavo Gili edição. 2005.

FLORIM, L. C.; QUELHAS, O. L. G. Contribuição para a construção sustentável: características de um projeto habitacional ecoeficiente. 2006. Dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo, área de tecnologia. Brasília, DF.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em URL: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/feli. Acesso em 11 jun 2018.

HAMMOND, G.; JONES, C. Inventory of Carbon & Energy (ICE). Version 2.0. Sustainable Energy Research Team (SERT). Department of Mechanical Engineering. University of Bath, UK. 2011.

KUHN, E. A. Avaliação de sustentabilidade ambiental do protótipo de habitação de interesse social Alvorada. 2006. Dissertação (Mestrado): Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Porto Alegre, RS.

MANHÃES, G. S.; ARAÚJO, R. De S. Sustentabilidade nas construções. Humanas Sociais & Aplicadas, [S.l.], v. 4, n. 11, dez. 2014. ISSN 22368876. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2018.

MICHEL, P. D. L.; NOVELLO, M. S. Caracterização e avaliação de impacto ambiental do sistema de cobertura de uma construção do CERES "residência unifamiliar" na cidade de Feliz, RS. Trabalho da disciplina de sustentabilidade na construção. DINTER: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Faculdade Meridional (IMED). Passo Fundo, RS, 2017.

ROJAS, J. W. J; BASSI, M. R; FONSECA P. A. DA; ZUCCHETTI, L.; BONATTO, F. S. Avaliação ambiental de edificação de basalto. Anais do III Encontro de Sustentabilidade em Projeto do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, 2009.

ROSA, T. F.; SEDREZ, M. M.; SATTLER, M. A. Conforto ambiental em um contexto de sustentabilidade: o protótipo Alvorada. Ciência e Ambiente: Conforto Ambiental. Santa Maria, v. 1, n. 22, p 90-106, 2001.

SATTLER, M. A. Edificações e comunidades sustentáveis: atividades em desenvolvimento no NORIE/UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil. Anais do IV Seminário Ibero-Americano da Rede CYTED XIV.C. 2002.

SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Índices da Construção Civil. Disponível em: http://www.caixa.gov.br/poder-publico/apoio-poder-publico/sinapi/Paginas/default.aspx. Acesso em 19 jun. 2018.

SILVA, M. M. DE A. Diretrizes para o projeto de alvenarias de vedação. 2003. Dissertação (mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo.

SOUSA, F. A. F. De. Otimização de métodos de escolha de materiais com base no desempenho sustentável. 2010. Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de mestre em engenharia civil. Especialização em construções. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Porto, Portugal.

TEIXEIRA, A. A. Painéis de bambu para habitações econômicas: Avaliação do Desempenho de Painéis Revestidos com Argamassa. Revista Produção Online. Florianópolis, SC. ISSN1676-1901, Vol. 5, Num. 2, junho. 2005.

TELES, C. D.; DUTRA, C. C.; RIBEIRO, J. L. D.; GUIMARÃES, L. B. DE M. Uma proposta para avaliação da sustentabilidade socioambiental utilizando suporte analítico e gráfico. Revista Produção [online]. 2016, vol.26, n.2 [citado 2018-06-09], pp.417-429. Disponível em: . Epub 08-Mar-2016.

ZORDAN, S. E. Entulho da indústria da construção civil. Reciclagem de resíduos como materiais para a construção: reciclar para construir. Artigos técnicos: Fichas de resíduos. São Paulo: PCC-USP, 2005.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.31-42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anelise Schmitz, Juliano Libraga, Miguel Aloysio Sattler

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.