ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE RCD EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO NA CIDADE DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.65-72Palavras-chave:
Reciclagem, Pavimentação, RCDResumo
Este artigo apresenta a análise de desempenho da utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) nas camadas de base de pavimentação do túnel da Avenida Santos Dumont, localizado na cidade de Fortaleza. Para tal, será analisado os resultados do comportamento dos materiais experimentais através dos ensaios de granulométricos, compactação, Índice de Suporte Califórnia (CBR), limite de liquidez (LL) e limite de plasticidade (LP) e realizado o comparativo do uso e do custo dos materiais reciclados e não reciclados na camada de base. Os resultados dos ensaios de CBR apontam valores acima do mínimo necessário, variando de 80,3% a 114,8% e o estudo de comparativo de custo uma economia de até 56,67%.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).