RESUMO DE DISSERTAÇÃO - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE DESASTRES: UMA OPORTUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.195-196Resumo
A frequência e a intensidade dos desastres vêm aumentando nos últimos anos (DAY, 2014). Neste contexto, a gestão do tempo é essencial para a minimização dos danos, preservação da vida e dos recursos escassos. Este artigo resulta de uma busca maior, realizada na Reliefweb (base de dados), que congrega informações de desastres oriundas de diversas organizações humanitárias. Tal levantamento foi objeto de um projeto na área de logística humanitária; contudo, devido à afinidade e interesses de pesquisa dos autores, que são ligados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), utilizou-se esta mesma base para analisar o uso das TICs na gestão de desastres, configurando-se como objetivo desta pesquisa.
Referências
DAY, J. M. Fostering emergent resilience: the complex adaptive supply network of disaster relief. International Journal of Production Research, v. 52, n. 7, 2014.
FERENHOF, Helio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, 2016.
UN RC Bangladesh. “Monsoon Floods: Bangladesh Humanitarian Coordination Task Team (HCTT) - Situation Report N. 4 (as of 18 September 2017)”. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).