RESUMO DE DISSERTAÇÃO - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE DESASTRES: UMA OPORTUNIDADE

Autores

  • Yuri Borba Vefago UFSC
  • Fabiana Santos Lima UFSC
  • Andréa Cristina Trierweiller UFSC
  • Mauricio José Ribeiro Rotta UFSC

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.195-196

Resumo

A frequência e a intensidade dos desastres vêm aumentando nos últimos anos (DAY, 2014). Neste contexto, a gestão do tempo é essencial para a minimização dos danos, preservação da vida e dos recursos escassos. Este artigo resulta de uma busca maior, realizada na Reliefweb (base de dados), que congrega informações de desastres oriundas de diversas organizações humanitárias. Tal levantamento foi objeto de um projeto na área de logística humanitária; contudo, devido à afinidade e interesses de pesquisa dos autores, que são ligados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), utilizou-se esta mesma base para analisar o uso das TICs na gestão de desastres, configurando-se como objetivo desta pesquisa.

Biografia do Autor

Yuri Borba Vefago, UFSC

Mestrando, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC).Graduado, pelo curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atuou como pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq). Foi co-fundador da Empresa Júnior do Curso de Administração da UNESC, Modus Consultoria Júnior, onde atuou também como presidente entre os anos de 2015 e 2016.

Fabiana Santos Lima, UFSC

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutora (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduiche na Universität Münster Alemanha. Foi professora de alguns cursos de graduação e pós graduação, entre estes, Administração, Ciência da Computação, Pedagogia. Ministrou disciplinas na área de Ciências Exatas e Ciências Aplicadas e Sociais. Já trabalhou com processo de reconhecimento de cursos. Tem experiência como coordenadora de estágios no ensino superior. Experiência acadêmica em Engenharia de Produção com ênfase em Logística. Atualmente faz pós-doutorado (bolsista CAPES) na Universidade Federal de Santa Catarina pesquisa questões relacionadas à Gerenciamento de Processos de Negócios, Dinâmica de Sistemas,Gestão de Resíduos ,Sustentabilidade, Logística Humanitária, Modelagem e Simulação de Processos.

Andréa Cristina Trierweiller, UFSC

Professora Adjunta da UFSC, campus Araranguá. É coordenadora e Leciona no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e no curso de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação. Está vinculada a 4 (quatro) grupos de pesquisa (CNPq) junto à esta instituição, são eles: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS), sendo líder deste grupo; (2) Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e; (3) Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN e (4) Tecnologia, Gestão e Inovação. Foi pesquisadora Pós-doutoranda (out. 2010 a ago. 2015), atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em temas relacionados à área ambiental e aplicações em organizações. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. Seus interesses de pesquisa estão ligados à sustentabilidade, gestão da inovação e inovação social.. É consultora ad hoc do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior.

Mauricio José Ribeiro Rotta, UFSC

Possui graduação em Ciências da Computação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (1991), graduação em Direito pela Universidade do Planalto Catarinense (1998), especialização em desenvolvimento de sistemas web pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí (2004), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Conhecimento pela UFSC (2018). Atualmente, participa do grupo de pesquisa de Governo Eletrônico, formado por pesquisadores de mestrado e doutorado dos programas de direito e de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC. No doutorado, os principais temas de pesquisa foram relacionados com Governo Eletrônico, Gestão Pública, Governança Corporativa e Engenharia do Conhecimento. Atua como avaliador de cursos superiores e de instituições de educação superior - IES. Também atua como consultor em gestão e planejamento estratégico, governança corporativa, governo eletrônico e licitações nas empresas Edicto (https://www.edicto.com.br/) e 3Neuron (https://www.3neuron.com/)

Referências

DAY, J. M. Fostering emergent resilience: the complex adaptive supply network of disaster relief. International Journal of Production Research, v. 52, n. 7, 2014.

FERENHOF, Helio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, 2016.

UN RC Bangladesh. “Monsoon Floods: Bangladesh Humanitarian Coordination Task Team (HCTT) - Situation Report N. 4 (as of 18 September 2017)”. 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Vefago, Y. B., Lima, F. S., Trierweiller, A. C., & Ribeiro Rotta, M. J. (2019). RESUMO DE DISSERTAÇÃO - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE DESASTRES: UMA OPORTUNIDADE. IX Sustentável, 5(2), 195–196. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.195-196

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação