SOLUÇÕES DE MORADIA RESISTENTE ÀS INUNDAÇÕES PARA A ILHA MAUÁ
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n1.125-132Palavras-chave:
Resiliência, Adaptação, Vulnerabilidade, Desastres NaturaisResumo
O artigo mostra um projeto de moradia resistente às inundações, para áreas vulneráveis. O estudo de caso foi feito na Ilha Mauá, situada no município de Porto Alegre, onde moradores sofrem os impactos das inundações, em decorrência do aumento do nível das águas do Lago Guaíba, entrando em suas casas e destruindo seu lar. Construção elevada, compacta e com possibilidade de flutuação, são as principais características do projeto, que possibilita a reestruturação da comunidade, amenizando o impacto das inundações e tornando-a mais resiliente, além de não agredir a geografia natural do local. O projeto foi elaborado a partir das informações coletadas com os moradores locais, por meio de entrevistas realizadas durante visitações, onde ficou evidente a forte ligação com a Ilha e a importância de ali seguirem vivendo, mesmo com difíceis circunstâncias. O objetivo é que este projeto possa incentivar futuras investigações e construções para moradias informais em áreas de risco à inundação, evitando que inúmeras famílias percam o pouco que possuem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).