INFLUÊNCIA DAS ESQUADRIAS E DA GEOMETRIA DO AMBIENTE NO DESEMPENHO ACÚSTICO DE VEDAÇÕES VERTICAIS EM EDIFÍCIOS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n2.153-154Resumo
O centros urbanos brasileiros, ao longo de sua fase de crescimento, transformaram-se em fontes nocivas de ruído aos seus habitantes. Uma importante ferramenta para o mercado da construção civil na busca por qualidade dos serviços oferecidos é, com isso, a NBR 15575, especialmente no atual cenário de recessão econômica. Sua 4ª parte, que trata de desempenho acústico, preconiza parâmetros referentes às vedações verticais internas (DnT,w) e externas (D2m,nT,w), bem como critérios mínimos a serem atingidos pelo subsistema. Também vale destacar a existência do vínculo entre desempenho acústico de ambientes e seus elementos geométricos, como sua forma e volume, além da relação entre a área da esquadria e a da parede na qual está instalada. Com isso, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar a conformidade das vedações avaliadas com o prescrito na norma, além da relação entre seus requisitos e as grandezas relativas ao ambiente e às esquadrias, anteriormente citadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).