CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NA FEIRINHA SOLIDÁRIA DA UFU: UMA EXPERIÊNCIA PARA A VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n2.113-122Palavras-chave:
Design para a Inovação Social, Estratégias Sustentáveis de Design, Valorização do Território, Agricultura FamiliarResumo
Este trabalho refere-se a uma ação projetual orientada ao empreendimento social denominado Feirinha Solidária da UFU. Considerada como uma inovação sociocultural, a iniciativa propõe um modo de consumo para a valorização do produtor local e do trabalho artesanal. A intervenção busca fortalecer iniciativas locais, tendo o Design como ferramenta de criação de novos cenários de produtos e serviços, para que se consolidem as relações saudáveis e sustentáveis com o território e a comunidade. A pesquisa foi baseada em referenciais do Design Estratégico, Sustentabilidade bem como nos fundamentos de Inovação Social. A metodologia adotada contempla a revisão de literatura, estudos de caso, entrevistas e projetação participativa. Os resultados da pesquisa confirmam que a adoção do Design em várias áreas de estudo e práticas é viável e essencial para a inovação e sucesso dos projetos; contudo, isto demanda esforços contínuos e integrados que visem à consolidação dos novos cenários projetadosReferências
KRUCKEN, L.; Design e território: Valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
MANZINI, E; Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. E-papers Serviços Editoriais, Rio de Janeiro, 2008.
BETANHO, C; FERNANDES, E. Documento de descrição Feirinha Solidária da UFU. CIEPS. 2016.
BALEM, A. T; SILVEIRA, R. P; Agroecologia: Além de uma Ciência, um Modo de Vida e uma Política Pública. Santa Maria: UFSM. 2002.
GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 9ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2002.
MORELLI, N. Service as Value co-production:reframing the service design process, 2009.
ARRUDA, F. Introdução ao Design de Serviços. SlideShare. Disponível em <https://pt.slideshare.net/fazevedogomes/design-servios-2012-rev1>.Acesso em Maio de 2017 . 2012.
VALEN, V. C; VEZZOLI, C; WIMMER, R. Methodology for Product Service System Innovation: How to develop clean, clever and competitive strategies in companies. Editor: Koninklijke Van Gorcum. 2005
MARCO, I. G. Contribuição do Design na Feirinha Solidária da UFU: Uma experiência para a valorização de produtos locais. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Design apresentado à Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Profa. Dra. Viviane G. A. Nunes. 2017.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
VIANNA, M; VIANNA, Y; ADLER, K. I.; LUCENA, B; RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012
MAFFEZZOLLI, F.C.E; DA CRUZ, C.V. O papel dos elementos do Design Gráfico no processo de identificação com a marca. Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2010-2011. p.597-614
SEBRAE. Como elaborar campanhas promocionais, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).