PROJETO DE PRODUTO SIMBÓLICO DA CULTURA CABOCLA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.94-107Palavras-chave:
Cultura cabocla, design de raiz, valores simbólicosResumo
O presente artigo faz parte de um projeto de pesquisa, na qual realizou-se um resgate histórico sobre o caboclo da região oeste de Santa Catarina, por meio de pesquisas qualitativas e análises comparativas, relacionando design e cultura cabocla, a fim de compreender fatores como: a importância das funções de produto como mantenedora da cultura cabocla na região estudada, projeto de produto, identidade cultural e o valor simbólico dos produtos artesanais produzidos pelos caboclos. Como conclusão deste estudo, projetou-se a reprodução fiel de um produto de design de fator simbólico a partir das pesquisas realizadas nos artigos anteriores, mostrando que é possível inovar no planejamento de novos produtos sem perder a cultura e as raízes do caboclo.Referências
BONSIEPE, Gui. Do material ao digital. São Paulo: Blucher, 2015.
BÜRDEK, Bernhard E. Design: História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blucher, 2010.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgar Blücher, 1998.
CARDOSO, Rafael Denis. Uma introdução a história do design. São Paulo: Editora Edgard Blücher LTDA, 2000.
CARPES JR, Widomar P. Introdução ao projeto de produto. Porto Alegre: Bookman, 2014.
FAVARETTO, Alexandre Junior. A importância das funções de produto como mantenedora da cultura cabocla da região oeste de Santa Catarina. Chapecó, 2015.
FÁVERO, Isabete; MATIELLO, Juscemar De Alencar. Um conflito interétnico: Caboclos e italiano em Coronel Freitas. Chapecó, 1998.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: A moda e seus destinos nas sociedades modernas. São Paulo: Editora Schwarcz LTDA, 2002.
LORENZI, Rita de Cássia R; MORGENSTERN, Elenir; CIPINUK, Alberto. Design e artesanato: O valor simbólico dos produtos artesanais no campo da moda. Joinville, SC: Editora Univille, 2015.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Editora Edgar Blücher LTDA, 2001.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
ONGHERO, André Luiz. Retratos e memórias da história de formosa do sul. Chapecó: CEOM/Unochapecó, 2012.
ORTIZ, Renato. Comunicação & Educação: Identidades culturais no contexto da globalização. São Paulo, 2000.
POLI, Jaci. Para uma história do Oeste Catarinense. 10 anos de CEOM.Cadernos do CEOM. Chapecó: UNOESC, 1995.
POLI, Jaci. Cadernos do CEOM. Chapecó: Argos, 2006.
RENK, Arlene; SAVOLDI, Adiles. Centro de memória do oeste de Santa Catarina. Inventário da cultura imaterial cabocla no oeste de Santa Catarina. Coleção Série Documento do CEOM. Chapecó: Argos, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).