ESTUDOS INICIAIS PARA ENSAIOS E CONSTRUÇÃO DE CÚPULAS GEODÉSICAS USANDO COLMOS DE BAMBU
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.108-116Palavras-chave:
Cúpulas geodésicas, Bambu, Ensaios, ConstruçãoResumo
O trabalho mostra o procedimento para a construção de um domo geodésico de 4m de diâmetro e 1,8m de altura usando segmentos de 1,2m de colmos de bambu tuldóides, usando a técnica de amarração. Também mostra a construção e ensaio de carregamento de duas maquetes de domos, ambas com a mesma geometria e massa próxima, porém de materiais diferentes. Uma maquete foi feita com barras de bambu mossô (Phyllostachys pubescens) de 3mm de diâmetro e a outra com barras de aço baixo carbono com 1mm de diâmetro. Na confecção das maquetes foram mostrados aspectos de otimização da construção em relação ao domo de bambu tuldóides, como a utilização de elementos de duas barras. No ensaio das maquetes foi evidenciado, através de elementos fotográficos e medições de deslocamento da estrutura, o comportamento muito superior da estrutura de bambu em relação à estrutura de aço. Enquanto o domo de bambu resistiu a 38 vezes o seu peso próprio, apresentando um deslocamento pontual de 3,2cm, o domo de aço resistiu apenas 0,86 do seu peso próprio apresentando a mesma deformação.
Referências
BICALHO, J. B. S.; “Um estudo sobre poliedros e atividades para o ensino da Matemática: Geometria da bola de futebol e pipa tetraédrica” Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa, MG, 2013.
CTB- Ciência e Tecnologia da Borracha; “Borracha Butílica: Poliisobutileno Isopreno (IIR)” https://ctborracha.com/?page_id=4330 Acessado em 10/01/2018.
NASCIMENTO, A. M.; STACHERA, S. F.; XAVIER, L. M.; “Determinação de algumas propriedades físicas e mecânicas do Bambusa tuldoides (Munro)” In: Congresso Ibero-americano de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Florestais, Curitiba, PR, 2002. 10p.
OSTAPIV, F.; “Produção e uso de materiais compósitos bambu-PET na construção civil popular” Capítulo de: Bambus no Brasil, da Biologia à Tecnologia. 1ª ed. ICH-Instituto Ciência Hoje, pág. 494 a 510, RJ, 2017.
ROZESTRATEN, A. S.; “Apuntes acerca del papel de la representación en el processo del proyecto de arquitectura de Paulo Mendes da Rocha”. arquiteturarevista - Vol. 5, n°2:111-121. São Paulo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).