PROPOSTA DE EXPANSÃO PARA A CIDADE DE NOVA ESPERANÇA-PR
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n3.101-106Resumo
As pequenas e médias cidades brasileiras tem enfrentado um sério problema com o seu crescimento, que é a falta de planejamento urbano, permitindo assim acontecer uma expansão desordenada. Este projeto de pesquisa tem seu estudo de caso focado em avaliar a expansão da cidade de Nova Esperança através de levantamento de áreas habitadas e áreas a futura habitação, planejando locar áreas de indústrias e comercio, seguindo modelos positivos já existentes em outras pequenas e medias cidades por fim uma proposta de planejamento urbano para a cidade com mapeamento e zoneamento de forma a favorecer seu crescimento e atrair investimentos ao local.
Referências
- DUARTE, Fabio. Planejamento Urbano. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011. 177 p.
- GOITIA, F. C. Breve História do Urbanismo. Editorial Presença. Portugal, 1982.
- LIMA, Renato da Silva. EXPANSÃO URBANA E ACESSIBILIDADE – O CASO DAS CIDADES MÉDIAS BRASILEIRAS.1998. 91 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Transportes, Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, SP, 1998. Cap. 2.2.
- PAIXÃO, Maria José Pimentel da; AIALA, Carla Patricia Marrafon. PLANEJAMENTO URBANO: IMPORTANCIA DO ZONEMAMENTO. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Salvador, BA, v. 9, p.1-5, nov. 2013. Anual.
- RAIA JÚNIOR, Archimedes Azevedo (1995). Uma Avaliação do Modelo META para Cálculo de Custos de Transportes e seu Uso na Tributação de Terrenos Urbanos Ociosos. São Carlos, Dissertação (Mestrado). 144p. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
- SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da (1993). O Custo do Solo Urbano Ocioso e Uma Nova Sistemática de Tributação de Propriedade. São Carlos, Tese (Doutorado), 137p. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
- BORGES, Marília Vicente. O ZONEAMENTO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: gênese, evolução e aplicação/ Marília Vicente Borges – Rio de Janeiro, RJ, 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).