A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Eliana Paula Calegari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Branca Freitas de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ensino

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design.  A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.

Biografia do Autor

Eliana Paula Calegari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui mestrado em Design pelo Programa de Pós- Graduação em Design com Ênfase em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto (2011) e Técnico em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design com Ênfase em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve pesquisas na área de design e materiais.

Branca Freitas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006), doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS (2004), mestrado em Engenharia Civil pela UFRGS (1999) e graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1996). Atualmente é professora associada da UFRGS, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e Consultora ad hoc do CNPq. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: novos materiais, materiais compósitos, elementos finitos, modelos constitutivos, falha, envelhecimento, dano, viscoelasticidade e plasticidade.

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Publicado

2017-03-12

Como Citar

Calegari, E. P., & de Oliveira, B. F. (2017). A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. IX Sustentável, 3(1), 109–118. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118