A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE DESIGN EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.109-118Palavras-chave:
Sustentabilidade, EnsinoResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.Referências
ASHBY, M. F.; JOHNSON, K. Materials and design: the art and science of material selection in product design. Amsterdam: Elsevier/Butterworth-Heinemann, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
CÂNDIDO, L. H. A. Estudo do ciclo de reciclagem de materiais em blendas acrilonitrila-butadieno-estireno/policarbonato. Doutorado (Tese). Programa de Pós Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais –Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
DIAS, M. R. A. C. O Ensino do Design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design. Mestrado (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
E-MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/> Acesso em 10 de julho de 2015.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 3 n. 1, 2008.
HATADANI, P. da S.; ANDRADE, R. R.; SILVA, J. C. P. da. Um estudo de caso sobre o ensino do Design no Brasil: A Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI). 9° Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
LANDIM, P. C. Design e Designer. In: Jofre Silva. (Org.). Design, Arte e Tecnologia 4. São Paulo: Rosari, Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio e Unesp-Bauru, 2008.
LEWIS, H.; GERTSAKIS, J. Design + environment: a global guide to designing greener goods. Sheffield: Greenleaf Publishing, 2001.
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, 2002.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Denominações das Instituições de Ensino Superior (IES). Disponível na internet em: <http://www.dce.mre.gov.br/nomenclatura_cursos.html> Acesso em: 23 jun. 2013.
PAPANEK, V. Arquitetura e design: ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 2002.
PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.
RQDA. R- based qualitative data analysis. R package version 0.2-3. Disponível em: <http://rqda.r-forge.r-project.org/> Acesso em: 12 de novembro de 2015.
SAHTOURIS, E. Skills for the age of sustainability: An unprecedented time of opportunity. Disponível em: <http://www.ratical.org/LifeWeb/Articles/theBridge0502.html>. Acesso em 10 de janeiro de 2016.
SANTOS, A. S. Perspectiva para uma Epistemologia do Design: a abordagem de um design para a sustentabilidade como manifestação paradigmática. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010.
SELAU, L. G.; VIEIRA, G. B. B. Ensino do design: panorama dos diferentes cursos de design no Brasil. 11° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014.
UFAM. Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: < http://www.ufam.edu.br/ > Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFCA. Universidade Federal do Cariri. Disponível em: <http://www.ufca.edu.br/portal/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFF. Universidade Federal Fluminense. Disponível em: <http://www.uff.br/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFG. Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <https://www.ufg.br/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Disponível em: < http://portais.ufma.br/PortalUfma/index.jsf > Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.ufmg.br/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFPR. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: < http://www.ufpr.br/portalufpr/ > Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://site.ufsm.br/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: < http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/;jsessionid=CFC8B96B9ED47E7654F8078CE947AADA.sistemas2bi1> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://ufsc.br/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: <http://site.ufsm.br/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UNB. Universidade de Brasília. Disponível em: < http://www.unb.br/> Acesso em 5 de outubro de 2015.
UN DOCUMENTS. Report of the World Commission on Environment and Development: our common future. Disponível em: <http://www.un-documents.net/wced-ocf.htm>. Acesso em: 12 dez. 2012.
VALLEI, C. Bacharelado ou Licenciatura? In: e-Guia do Estudante – Abril. 2012. Disponível na internet em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/bacharelado-ou-licenciatura-697319.shtml> Acesso em: 23 jun. 2013.
WOLLNER, A. Textos recentes e escritos históricos. São Paulo: Rosari, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).