ANÁLISE DE MATERIAIS EM DESIGN DE INTERIORES
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.26-35Palavras-chave:
Materiais, Design de Interiores, SustentabilidadeResumo
A quantidade de estabelecimentos comerciais que investem para ter um posicionamento favorável à sustentabilidade se mostra crescente. No mesmo sentido é o aumenta da complexidade de projeto para o designer de interiores, visto que há inúmeras opções de materiais em oferta no mercado. Neste estudo foi observado um restaurante que se apresenta como um local sustentável. Sendo assim, buscou-se qualificar o design de interiores do local com base em princípios bibliográficos de sustentabilidade. Foi realizada análise de materiais especificados para revestimentos de piso, parede e tetos dos ambientes comuns, além de mobiliários, elementos arquitetônicos internos e decorações. O design de interiores deste estabelecimento se destacou pelo uso de materiais de origem renovável. No entanto não houve percepção de outros conceitos de sustentabilidade, como redução e reutilização. A carência de informações técnicas de diversos materiais deu ao estudo exploratório um caráter empírico.Referências
- BRAND, Martha A.; KLOCK, Umberto; MUNIZ, Graciela I. B.; SILVA, Dimas A. Avaliação do processo produtivo de uma indústria de manufatura de painéis por meio do balanço de material e do rendimento da matéria-prima. In: Sociedade de Investigações Florestais, 2004, Viçosa. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rarv/v28n4/22604.pdf> consultado em 03 dez. 2015
- CALLISTER, William D. Jr. Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução/ William D. Callister Jr.:tradução Sérgio Murilo Stamile Soares. - Rio de Janeiro: LTC, 2008. 693p.
- CHEHEBE, José Ribamar B. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISSO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1998.104p
- FERREIRA, José V. R. Análise do Ciclo de Vida dos Produtos. Instituto Politécnico de Viseu. 2004 80p.
- FUKUSHIMA, Naotake. Dimensão Social do Design Sustentável: Contribuições do Design Vernacular da População de Baixa Renda. 2009. 160 p. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
- GONÇALVES, Joana C. S.; DUARTE, Denise H. S. Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 4, p. 51-81 out./dez. 2006.
- GRAF, Helena F; TAVARES, Sergio F. Energia Incorporada dos Materiais de uma Edificação Padrão Brasileira Residencial. III Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. UNIFEBE. 2012.
- LIBRELOTTO, Lisiane I. A Teoria do Equilíbrio: alternativas para a sustentabilidade na construção civil/Lisiane Ilha Librelotto et all… - Florianópolis: DIOESC, 2012. 350p.
- LIMA, Antonio M. Introdução aos Materiais e Processos para Designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderno Ltda., 2006. 225p.
- MARQUES, Luis Eduardo M. M. O Papel da Madeira na Sustentabilidade da Construção. 2008. 111 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2008.
- MOXON, Siân. Sustentabilidade no Design de Interiores. São Paulo: Gustavo Gili. 2012. 191p.
- PAZMINO, Ana V. Uma reflexão sobre Design Social, Eco-Design e Design Sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1., 2007, Curitiba. Disponível em: <http://editorainsight.com.br/naolab/wp-content/uploads/2012/03/PAZMINO2007-DSocial-EcoD-e-DSustentavel.pdf>
- SERRADOR, Marcos Eduardo. Sustentabilidade em arquitetura: referências para projeto.2008. 267p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008
- STUART, Walker. Desmascarando o objeto: reestruturando o design para a sustentabilidade. Revista Design em Foco, vol II, núm. 2, julho-dezembro, 2005, pp. 47-62. Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.
- VOSGUERITCHIAN, Andrea B. A abordagem dos sistemas de avaliação de sustentabilidade da arquitetura nos quesitos ambientais de energia, materiais e água, e suas associações às inovações tecnológicas. Dissertação - FAUUSP. São Paulo, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).