SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI'

Autores

  • Maria Lúcia Corrêa Neves UFSC - Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Richard Perassi UFSC - Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Francisco Antonio Pereira Fialho UFSC - Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ecologia Integral, Papa Francisco

Resumo

Trata-se de estudo descritivo-interpretativo, de base qualitativa, da “Carta Encíclica Laudato Si´: sobre o cuidado da casa comum” (2015), assinada por Papa Francisco. Considerou-se o caráter educativo do documento e seu potencial de influência. O objetivo foi identificar a concepção de educação ambiental (EA) presente na publicação. Na análise do conteúdo foi utilizada tipologia com três categorias de concepções de EA: (A) Conservadora; (B) Pragmática; (C) Crítica, considerando-se, ainda, cinco dimensões: (1) valores éticos; (2) política; (3) relação ser humano e meio ambiente; (4) ciência e tecnologia; (5) atividades sugeridas. Identificou-se o predomínio da concepção Crítica de EA. Considera-se que com uma visão de Ecologia integral, o conhecimento interdisciplinar expresso no documento contribui de maneira diferenciada com o debate sobre a sustentabilidade, revelando a influência da origem latino-americana do Papa e da Igreja da América Latina que, tradicionalmente, relaciona a defesa do meio ambiente com a defesa da Justiça social.

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Neves, M. L. C., Perassi, R., & Fialho, F. A. P. (2016). SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI’. IX Sustentável, 2(1), 133–142. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.133-142