UMA ANÁLISE DO RTQ-R ENQUANTO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PROJETO DE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS MAIS SUSTENTÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n1.169-172Resumo
Resumo de dissertação apresentado ao Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Referências
BRASIL. INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia. Regulamento Técnico da Qualidade para o nível de eficiência energética de Edificações Residenciais – RTQ-R. Rio de Janeiro, 2012.
CARLO, J. C. Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação da Eficiência Energética do Envoltório de Edificações Não- Residenciais. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2008.
CARVALHO, M. T. M.; SPOSTO, R. M.. Metodologia para avaliação da sustentabilidade de habitações de interesse social com foco no projeto. Revista Ambiente Construído. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 207-225, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ac/v12n1/v12n1a14. pdf. Acesso em 09 mar. 2014.
MATOS, J. M.; Análise da Envoltória à Luz do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) em Tipologias Verticais no Município de Natal/RN. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.
PEDRINI, A.; LAMBERTS, R. Influência do tamanho e forma sobre o consumo de energia de edificações de escritório em clima quente. In: VII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído. Anais... Curitiba: ANTAC, 2003. pp. 209-216
SANTOS, I. G.; SOUZA, R. V. G. Revisão de regulamentações em eficiência energética: uma atualização das últimas décadas. Revista Forum Patrimônio. UFMG. 2008. Disponível em: http:// www.forumpatrimonio.com.br/view_abstract. php?articleID=109&modo=1. Acesso em agosto 04 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).