RESUMO DE DISSERTAÇÃO: PROJETO PAISAGÍSTICO PARA A REVITALIZAÇÃO DO ENTORNO DO CANAL DO ANIL, JACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO

Autores

  • Denerson de Santana Jacob Universidade federal do rio de janeiro
  • Virginia Vasconcellos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.169-170

Palavras-chave:

Revitalização, sustentabilidade

Resumo

Este artigo apresenta o projeto paisagístico para a revitalização do entorno do Canal do Anil, no Sub Bairro de Jacarepaguá, Gardênia Azul, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, como TCC do Curso de Paisagismo, da Escola de Belas Artes – UFRJ. Ele parte de uma pesquisa, que visa a compreender a área numa visão macro e micro, realizada a partir de levantamentos bibliográficos e levantamentos físicos de campo.

A área vem sendo ocupada, na sua maioria, por indivíduos de baixa renda que trabalham nos bairros vizinhos como a Barra da Tijuca, carentes por espaços públicos de lazer comunitários, acessibilidade adequada às moradias, infraestrutura urbana básica e qualidade da água e do solo.

O Canal do Anil pertence a uma das sub bacias que confluem para a Lagoa da Barra da Tijuca. O seu percurso natural, que era composto por vegetação de Mata Atlântica, foi drasticamente agredido por assentamentos próximos e irregulares e, seu corpo hídrico, foi praticamente todo canalizado, o que também ajudou na deterioração da sua borda, que apresenta ocupação irregular densa, além de se configurar uma área pouco segura para os moradores e visitantes. Embora o local disponha de alguns pontos com serviços de abastecimento de água e luz, o esgotamento sanitário, na maioria das vezes o lixo é jogado diretamente no Canal, que sofre com problemas de mau cheiro, animais indesejáveis, suscetibilidade a doenças, alguns pontos de alagamento, redução da vegetação e aumento de áreas impermeáveis.

Para a realização do trabalho partiu-se de um embasamento teórico-conceitual, levantamentos bibliográficos, com coleta de dados em publicações acadêmicas, plantas da Prefeitura e referências projetuais; levantamentos de campo, com visitas in loco, observações diretas não participativas, registros fotográficos e Base Google Earth. Os dados foram tratados a partir da confecção de mapas (biofísicos, figura e fundo, gabarito e uso do solo), cortes e desenhos. Foram utilizados, ainda, programas    computacionais, como AutoCad e PhotoShop. Nos levantamentos foram constatados os principais problemas da população que habita o entorno do Canal, do próprio estado físico da sub bacia, além do potencial paisagístico e ambiental do local.

  1. 1.     O PROJETO PAISAGÍSTICO
    O projeto paisagístico proposto apresenta soluções para a revitalização do espaço, buscando atender à comunidade em suas reivindicações, respeitando suas necessidades e o meio ambiente local.
A proposta oferece melhores condições de conforto, segurança e bem estar à população dotando a área de mobiliário e equipamentos urbanos que possibilitam a prática de esportes, o passeio seguro e o lazer infanto-juvenil e adulto, área para cães, mudança dos revestimentos de piso (melhoria da drenagem) e alargamento, onde possível, dos passeios, introdução de árvores, jardineiras e canteiros, melhoria da infraestrutura urbana, (sistema elétrico subterrâneo), implantação de sistema de coleta de esgoto sanitário, gás natural e água, onde ainda não há.

Biografia do Autor

Denerson de Santana Jacob, Universidade federal do rio de janeiro

 Mestrando em arquitetura Paisagística pela PROURB/FAU/UFRJ. Possui Graduação como Arquiteto Paisagista pela Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é sócio proprietário do escritório Ambientalize - Arquitetura Paisagística + interiores. Realizou o trabalho como Participante no Projeto de Pesquisa: "O (re)conhecimento de estratégias de projeto para o espaço livre", sob orientação da Professora Doutora Maria Elisa Marangoni Feghali, pelo Laboratório de análise e criação de ambiências (LabCA) EBA/UFRJ e integrante do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (GPPH)EBA/UFRJ. Ganhador do Concurso do RIOCENTRO - Pavilhão das Artes.

Virginia Vasconcellos, UFRJ

Doutora.

Referências

MASCARÓ J L (2013) Infraestrutura urbana,editora + 4, Porto Alegre.

COSTA, I A A, BRITO A L, Rio das pessoas: Revitalização, integração e habitação social na comunidade de Rio das Pedras no Rio de Janeiro.

Miguez M G, VERÓL A, Rezende O M (2016) Drenagem Urbana do projeto tradicional à sustentabilidade, Elsevier, campus, Rio de janeiro.

SILVA, N Projeto final para a Nova Luz, Patricia Samora. Artigo eletrônico.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Como Citar

Jacob, D. de S., & Vasconcellos, V. (2020). RESUMO DE DISSERTAÇÃO: PROJETO PAISAGÍSTICO PARA A REVITALIZAÇÃO DO ENTORNO DO CANAL DO ANIL, JACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO. IX Sustentável, 6(1), 169–170. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.169-170

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação