CONSUMISMO: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS AQUISIÇÕES NO CAMPO DA MODA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n3.65-73

Palavras-chave:

Consumismo, Moda, Sociedade, Cultura, Sustentabilidade

Resumo

O artigo, configurando-se em recorte de pesquisa do Mestrado Profissional em Design, reflete acerca do consumismo na moda, prática excessiva na sociedade contemporânea. A metodologia para o desenvolvimento da investigação pautou-se em pesquisas bibliográficas, analisando os cenários sociais, culturais e mercadológicos, sendo a principal premissa propiciar ao leitor uma perspectiva do ser humano em relação à aquisição de roupas. O artigo, em seu desdobramento, ancora-se na abordagem histórico-social da moda, a fim de mapear e analisar conjunturas no sistema simbólico da moda (âmbito da ética, da economia e do meio ambiente), relacionando o problema com os agentes consumidores e suas práticas. O alto consumo na moda está interligado a aspectos positivos para a sociedade, como motor da economia e do desenvolvimento, mas traz perdas no âmbito da ética e da moral, sem contar os problemas ambientais. As principais conclusões, baseadas nas reflexões do artigo, referem-se às dificuldades que os movimentos em prol da sustentabilidade encontram, diante da busca por satisfação da sociedade, por meio da aquisição de objetos do desejo.

Biografia do Autor

Silvana Silva Reiter Witkoski, Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE

Graduou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário - Católica de Santa Catarina - Jaraguá do Sul (2003). Cursou Especialização em Gestão de Organizações Educacionais e Inovação Tecnológica pelo ICPG - UNIASSELVI (2006). É mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Atua como docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul, com foco na área do vestuário leciona as Unidades Curriculares Costura e Métodos e Tempos.

Elenir Carmen Morgenstern, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Design (PUC-Rio, 2011); Estágio Pós-doutoral (UB - Universidade de Barcelona, 2017), com pesquisa inserida na linha de investigação Imagem e Desenho, vinculada ao programa de Pós-graduaçao Estudos Avançados em Produções Artísticas; Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ, 2002); Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Plásticas (UNIJUÍ, 1998); Graduada em Artes Plásticas (UNIJUÍ, 1993); Estudante (pela modalidade de reingresso) no curso de Design com linha de formação em Moda (UNIVILLE, 2016...). Professora titular no Curso de Design (habilitações em Moda, Projeto de Produto, Programação Visual, Animação Gráfica e Design de Interiores) da UNIVILLE (Joinville, SC); professora titular no Mestrado Profissional em Design, orientando especialmente pesquisas relacionadas ao campo da Moda e da Arte. Coordenadora do Projeto de extensão SempreViva (desenvolvido a dez anos consecutivos na UNIVILLE). Coordenadora do Projeto de pesquisa SIMBOL (desenvolvido há 5 anos na UNIVILLE). Coordenadora do Grupo de pesquisa Design, Cultura e Sociedade, cadastrado no CNPQ. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão atuando, principalmente, nos seguintes temas: moda, história da arte e do design, desenho de observação e representação, abordagem antropológica da arte e do design, design de produtos, design gráfico, ambientes virtuais de aprendizagem.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (ABIT). O poder da moda: cenários, desafios, perspectivas. Agenda de competitividade da indústria têxtil e de confecção brasileira 2015 a 2018. Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2017.

BARBOSA, Ligia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BERLIM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

BRUNO, Flavio da Silveira. A quarta Revolução Industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2013.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEONARD, Annie. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

PENNA, Carlos Gabaglia. O estado do planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.

PIETROCOLLA, Luci Gati. Sociedade de consumo. 2. ed. São Paulo: Global, 1986.

RODRIGUES, Irene G. Antropologia e design: o olhar antropológico do designer. São Paulo: Rosari, 2005.

SALDANHA, Patrícia Golçalves; ASSIS, Eduardo Aguiar. A inatingível meta do intangível e as consequências sociais: do The True Cost à moda livre. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 2016.

SCHOLTS, Robinson H. Habitus de classe expressado pelo capital simbólico: uma revisão da obra de Pierre Bourdieu A Distinção. Ciências Sociais Unisinos, 2009.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, 2002.

THE TRUE COST. Direção: Andrew Morgan. Produção: Michael Ross. 2015. Disponível em: <https://itunes.apple.com/us/movie/the-true-cost/id989035329?ign-mpt=uo%3D6>. Acesso em: 19 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Witkoski, S. S. R., & Morgenstern, E. C. (2018). CONSUMISMO: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS AQUISIÇÕES NO CAMPO DA MODA. IX Sustentável, 4(3), 67–75. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n3.65-73

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)