ECODESIGN VIA BIOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS: ENVELHECIMENTO, ANÁLISE ESTRUTURAL E RECICLAGEM

Kilder César de Araújo Ribeiro, Cristiano Alves da Silva, Luiz Henrique Castor Freire

Resumo


Este artigo objetiva avaliar materiais bi compósitos de matriz polimérica, obtidos a base de resina poliéster com Neopentil Glicol (NPG). Foram confeccionadas por laminação manual, o laminado BJ, na forma de quatro camadas de tecido de juta e o painel BMJ no formato sanduiche, com quatro camadas de tecido de juta e uma camada intermediária (núcleo) com resíduos de madeiras embebidas em resina náutica. Os compósitos foram submetidos ao processo de envelhecimento acelerado com ciclos de radiação UV e de umidade por vapor. Após o envelhecimento os mesmos foram processados e reciclados dando origem a uma terceira configuração,  BMJ-R (reciclado) contendo quatro camadas de tecido de juta e um núcleo híbrido com resíduos de madeira e fibras trituradas. As configurações passaram por ensaios mecânicos de tração, flexão e compressão e ensaios físicos de densidade volumétrica. Os resultados apontam para a viabilidade estrutural dos biocompósitos.


Palavras-chave


Fibras Naturais, Biocompósitos, Ecodesign

Texto completo:

PDF/A

Referências


AQUINO, E. M. F. S. & SILVA, R. V.: Curaua fiber: a new alternative to polymeric composites. Journal of Reinforced Plastics and Composites, Vol. 27, 1. pp103-112, 2008.

ASTM D 3878-95: Standard terminology for composite materials, Philadelphia (PA): American Society for Testing and Materials; 1995.

DIAS, A. G.: Polímeros naturais. Jornal dos Plásticos. Rio de Janeiro: DQO/Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

E. E. A. Alterações Climáticas. Agência Europeia do Ambiente. Artigos e Relatórios. Disponível em: Acesso em: 18 de novembro de 2012.

GOMES, L. V. N.: Artes do desenho: Desenhismo. Santa Maria – RS, Ed. U.F.S.M., 2003

JONH, M. J. & THOMAS, S.: Review: Biofibres and biocomposites. Carbohydrates Polymers, Vol. 71, 2008.

MARINELLI, A. L.; MONTEIRO, M. R.; AMBRÓSIO, J. D.; BRANCIFORTI, M. C.; KOBAYASHI, M. & NOBRE, A. D.: Desenvolvimento de compósitos poliméricos com fibras vegetais naturais da biodiversidade: uma contribuição para a sustentabilidade amazônica. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 18, n. 2, p. 92-99, 2008.

MATERIAL THOUGHTS.: Fiber reinforced plastic use. Plastic News. August, 2002.

PETERS, S. T.: Handbook of composites. Chapman & Hall. Cambridge University Press, 1998.

REINCHOLD: Guia de produtos compositos. Reinchold do Brasil, 2012.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n1.35-42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Cristiano Alves, Kilder Ribeiro, Luiz Henrique

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.