DIRETRIZES DE OCUPAÇÃO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL PARA ÁREAS DE MANANCIAIS, APLICAÇÃO DO LIDERA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.27-40

Resumo

Buscando contribuir para encontrar formas adequadas de uso e ocupação para áreas de manancial com a diminuição do impacto ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população, o artigo traz a análise do Plano de Recuperação Ambiental e Urbanização do Guarituba, como objeto de pesquisa. O Guarituba é uma das maiores ocupações irregulares do Paraná e está passando por uma regularização fundiária com subsídios federais. Está situada em uma área de mananciais que contribuem com mais de 70% da água para o abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. A fim de avaliar e propor diretrizes para o Guarituba, aplicou-se o sistema de avaliação e certificação LiderA. O resultado obtido foi que o Plano apesar de apresentar pontos positivos, no geral não atingiu uma classificação satisfatória segundo os critérios do LiderA. As diretrizes foram divididas em ações prioritárias, secundárias e complementares, levando em conta os resultados da avaliação e as carências do local. A fragilidade ambiental do local foi o principal norteador para a seleção das principais diretrizes: preservação dos mananciais; tratamento dos efluentes; promoção da correta destinação de resíduos; promoção de sistema de gestão e fiscalização.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Grein Nunes, Universidade Federal do Paraná

Arquiteta e Urbanista pela Pontificia Universidade Catolica do Parana PUCPR

Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Universidade Federal do Parana UFPR

Professora nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário Campos de Andrade.

Curitiba, PR - Brasil

Correspondência para: Av João Gualberto, 610, ap.201 C - Alto da Glória, Curitiba - PR, 80.030-000  E-mail: fernanda.grein@gmail.com 

Cristina de Araújo Lima, Universidade Federal do Parana

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Universidade Federal do Paraná - UFPR
Cursos: Graduação em Arquitetura e Urbanismo; como professora permanente de Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Meio Ambiente e Desenvolvimento PPGMADE; Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Planejamento Urbano - todos da UFPR.
Curitiba, PR - Brasil 
Correspondência para: UFPR - Setor de Tecnologia - Dep. Arquitetura e Urbanismo - Campus Centro Politécnico - Av. Francisco Heráclito dos Santos, s/n - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81531-980 E-mail: cristinadearaujolima@gmail.com 

Referências

ALMEIDA, B. L. Ocupação irregular em área de manancial: Análise do programa de regularização fundiária do Guarituba – Município de Piraquara. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Curitiba.

BRASIL.PAC2, Paraná – Balanço de 4 anos 2007 – 2010. 2010. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/pac/relatorios/estaduais/parana-1/parana-balanco-de-4-anos. Acesso em: 10 ago 2012.

COHAPAR. Programa Direito de Morar – Guarituba. Curitiba, 2007a.

______. Plano de Recuperação Ambiental e Urbanização do Guarituba. Curitiba, 2007b.

______. PTTS – Projeto de Trabalho Técnico Social. Curitiba, 2011.

COMEC. Cadastro Metropolitano de loteamentos. Curitiba, 1998.

FORTUNATO, R. A. A Sustentabilidade Na Habitação De Interesse Social. Estudos de caso em reassentamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida no Núcleo Urbano Central da Região Metropolitana de Curitiba - municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande. 2014. Dissertação (Doutorado), Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Curitiba.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2010.

IPARDES. Indicadores dos municípios integrantes da região administrativa de Curitiba. 2012. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/RA2_Curitiba.pdf. Acesso em: 06 ago 2012.

LIMA, C. A. A ocupação de área de mananciais na região metropolitana de Curitiba: do planejamento à gestão ambiental urbana-metropolitana. 2000. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

LIMA, C. A. Considerações sobre ocupações irregulares e parcelamento urbano em áreas de mananciais da região metropolitana de Curitiba-PR. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba, n.3, p. 97-114, 2001.

LIMA, C. A. “A ocupação urbana em área de mananciais na RMC – Região Metropolitana de Curitiba: Uma análise da evolução do parcelamento do solo nos Municípios de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais”. In: MENDONÇA, F. Cidade, Ambiente e Desenvolvimento: abordagem interdisciplinar de problemáticas socioambientais urbanas de Curitiba e RMC. Editora UFPR, Curitiba, 2004.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Manual de Obras Públicas Sustentáveis. Belo Horizonte, 2008.

MINHA CASA MINHA VIDA. Site oficial. Disponível em: http://www.minhacasaminhavida.gov.br. Acesso em: 11 mar 2016.

NUNES, F. P. G. Diretrizes de Ocupação de Baixo Impacto Ambiental para Áreas de Mananciais com a Aplicação do LiderA: O Caso do Guarituba – Município Piraquara – Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Curitiba.

OLIVEIRA, A. Os grandes projetos urbanos como estratégia de crescimento econômico. EURE (Santiago). Santiago, v. 39, n. 117 pp. 147-163, 2013.

PINDERHUGHES, R. Alternative urban futures: planning for sustainable development in cities throughout the World. Lanham, U.S.A.: ROWMAN & LITTLEFIELD PUBLISHERS, INC., 272p, 2004.

PINHEIRO, M. D. LiderA – Sistema voluntário para a sustentabilidade dos ambientes construídos. Lisboa: Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 2011. Disponível em: http://lidera.info/resources/LiderA_Apresentacao_geral_2011_ v1.pdf. Acesso em: 29 jul 2013.

PRESTES, M. F. Indicadores de sustentabilidade em urbanização sobre áreas de mananciais: uma aplicação do barômetro da sustentabilidade na ocupação do Guarituba – Município de Piraquara – Paraná. 2010. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Curitiba.

RANDOLPH, R. Do planejamento colaborativo ao planejamento “subversivo”: reflexões sobre limitações e potencialidades de planos diretores no Brasil. In: IX COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 2007. Porto Alegre. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/9porto/rainer.htm. Acesso em: 11 mar 2014.

VALVERDE, A. P. M. Zonas Urbanas Sustentáveis - Eco-bairro da Boavista - Aplicando o LiderA. 2010. Dissertação (Mestrado), Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa.

VASSALO, V. P. L; FARINHA, J. M. Critérios de avaliação para áreas urbanas sustentáveis. In: CONGRESSO PLURIS 2010. Paper 331. Faro. 2010. Disponível em: http://pluris2010.civil.uminho.pt/Actas/PDF/Paper331.pdf. Acesso em: 01 ago 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-04

Como Citar

Pereira Grein Nunes, F., & de Araújo Lima, C. (2019). DIRETRIZES DE OCUPAÇÃO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL PARA ÁREAS DE MANANCIAIS, APLICAÇÃO DO LIDERA. IX Sustentável, 5(3), 27–40. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.27-40