CENÁRIOS DE NOVOS MODOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL ATRAVÉS DE SISTEMAS PRODUTO+SERVIÇO

Aline Müller Garcia, dos Santos

Resumo


Compreender os hábitos e significados do consumo é uma etapa inicial necessária para o desenvolvimento de soluções que promovam mudanças profundas na direção modos de produção e consumo mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, o Design de Sistemas Produto+Serviço (PSS) tem se mostrado como uma estratégia promissora no desenvolvimento destes novos modos. Isso acontece na relação direta com o consumidor (B2C) e também nas relações entre empresas (B2B). Assim o objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica da literatura acerca do comportamento do morador de Habitação de Interesse Social no Brasil e em outros países emergentes. Esta análise possibilita a identificação de oportunidades latentes para a adoção de soluções em modelos de PSS. A abordagem utilizada é a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) por meio da qual investigou-se o estado da arte sobre conceitos de PSS, particularmente sobre os estudos voltados a pessoas de baixa renda. Nesta revisão buscou-se também, estudos que tenham avaliado a utilização de PSS como estratégia para influenciar positivamente na mudança de hábitos de consumo. 


Palavras-chave


Hábitos de consumo; Habitação de Interesse Social; Sistemas Produto+Serviço; Design para a Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF/A

Referências


BARBOSA, Livia; VELOSO, Leticia. Consumption, domestic life and sustainability in Brazil. Journal of Cleaner Production, Elsevier, 63, 2014. p. 166 - 172.

BARKI, Edgard; BOTELHO, Delane; PARENTE, Juracy. Varejo: desafios e oportunidades em mercados emergentes. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 6, p. 534-538, 2013.

BORADKAR, Prasad; KULKARNI, Unmesh. Design Tools for Base of the Pyramid Strategies. Interactions, 17, novembro – dezembro, 2010. p. 41 - 46.

CARRETE, Lorena. et. al. Green consumer behavior in an emerging economy: confusion, credibility, and compatibility. Journal of Consumer Marketing, Vol. 29, 7, 2012. p. 470 - 481.

CESCHIN, Fabrizio; GAZIULUSOY, Idil. Evolution of design for sustainability: From product design to design for system innovations and transitions. Design Studies, Elsevier, Vol. 47, novembro, 2016. p. 118 - 163.

CHICKWECH, Tendai; STANTON, John; FLETCHER, Richard. Family purchase decision making at the bottom of the pyramid. Journal of Consumer Marketing, Emerald Insight, Vol. 29, 3. p. 202 - 213.

CONFORTO, Edivandro Carlos. et al. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: 8° CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÁO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – CBGDP. Anais p. 1 – 12, Porto Alegre, 2011.

DAROS, Carolina. Design para a sustentabilidade: oportunidades de inovação a partir dos hábitos de consumo na Habitação de Interesse Social. n° 182 f. Dissertação (Mestrado em Design). – Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, 2014.

EMILI, Silvia; CESCHIN, Fabrizio; Harrison, David. Product–Service System applied to Distributed Renewable Energy: A classification system, 15 archetypal models and a strategic design tool. Energy for Sustainable Development, Elsevier, 32, 2016. p. 71 – 98

FERNÁNDEZ-MALDONADO, Ana María. Expanding networks for the urban poor: Water and telecommunications services in Lima, Peru. Geoforum, Elsevier, 39, 2008. p. 1884 – 1896

FERREIRA, Hugo Chaves Barreto. A insustentável leveza do ter: consumismo como externalidade negativa do Brasil pós-abertura comercial (1990 – 2008). n° 104 f. Dissertação (Mestrado em Design). – Universidade Federal de Pernambuco - UFP, Recife, 2009.

FORCATO, Marcelo dos Santos; SANTOS, Aguinaldo dos. O eco-feedback na interface da lavadora de roupas como estratégia de design para a mudança de comportamento. infodesign, São Paulo, v. 12, n.1, 2015. p. 77 – 92

FORCATO, Marcelo dos Santos. Design para o comportamento sustentável: estudo da aplicação do eco-feedback na interface da lavadora de roupas. n° 199 f. Dissertação (Mestrado em Design). – Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, 2014.

FRIEBE, Christian A.; VON FLOTOW, Paschen; TÄUBE, Florian A. Exploring the link between products and services in low-income marketsEvidence from solar home systems. Energy Policy, Elsevier, 52, 2013. p. 760 – 769

HALL, David; LOBINA; Emanuele. ProWtability and the poor: Corporate strategies, innovation and sustainability. Geoforum, Elsevier, 38, 2008. p. 772 – 785

HOSS, Maurício Junior. Prototipagem de serviços: um estudo exploratório com foco na iluminação de habitações de interesse social. n° 182 f. Dissertação (Mestrado em Design). – Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, 2014.

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Edusp, São Paulo, 2002

O’ROURKE, Dara; LOLLO; Niklas. Transforming Consumption: From Decoupling, to Behavior Change, to System Changes for Sustainable Consumption. Annual Review of Environment and Resources, vol. 40, 2015. p. 233 – 259

ORTIGOZA, Silvia Aparecida G; CORTEZ, Ana Tereza C. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano. UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p.

RIBEIRO, Marília Ferraz. Inclusão social dos usuários de baixa renda por meio do sistema de aquecimento solar. n° 217 f. Dissertação (Mestrado em Design). – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eng. Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, 2010

SALDANHA, Carlos. Os consumidores das camadas de baixa renda e o valor

percebido de seu consumo: uma abordagem qualitativa. n° 97 f. Dissertação (Mestrado

em Design). – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2013

SAMPAIO NETO, José Vianna. A compra do botijão de gás na cidade de Petrópolis (RJ): uma tradição de família. n° 107 f. Dissertação (Mestrado em Design). – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa. Rio de Janeiro, 2014

SCHÃFER, Martina; JAEGER-ERBEN, Melanie; SANTOS, Aguinaldo dos. Leapfrogging to Sustainable Consumption? An Explorative Survey of Consumption Habits and Orientations in Southern Brazil. Journal of Consumer Policy, Econpapers, vol. 34, 2011. p. 175 – 196

SCHÃFER, Martina; KEBIR, Noara; NEUMANN, Kirsten. Research needs for meeting the challenge of decentralized energy supply in developing countries. Energy for Sustainable Development, Elsevier, 15, 2011. p. 324 – 329

SCHAFER, Carson; PARKS, Richard; RAI, Rahul. Design for emerging bottom of the pyramid markets: A Product Service System (PSS) based approach. In: INTERNATIONAL DESIGN ENGINEERING TECHNICAL CONFERENCES & COMPUTERS ANS INFORMATION IN ENGINEERING CONFERENCE, 2011, Washington, 23° International Conference on Design Theory and Methodology; 16° Design for Manufacturing and the Life Cycle Conference, Washington: ASME, 2011. p. 28–31

SERBENA, Henrique José. Plataforma de luminária LED para habitação de interesse social. n° 201 f. Dissertação (Mestrado em Design). – Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, 2013.

SHETH, Jagdish N.; SETIA, Nirmal K.; SHANTHI, Srinivas. Mindful consumption: a customer-centric approach to sustainability. Journal of the Acadademic Marketing Science, 39, 2011. p. 21 -39

TUKKER, Arnold. Eight types of product–service system: eight ways to sustainability? Experiences from SusProNet. Business Strategy and the Environment, 13, 2004. p. 246 – 260

VEZZOLI, Carlo; SCIAMA, Dalia. Experimental educational networking on open

research issues: Studying PSS applicability and development in emerging contexts. International Journal of Sustainability in Higher Education, vol. 8, 2, 2007. p. 198 – 209




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n2.131-140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Aline Müller Garcia, dos Santos