CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NA FEIRINHA SOLIDÁRIA DA UFU: UMA EXPERIÊNCIA PARA A VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS

Isabella Gomes de Marco, Viviane G. A. Nunes

Resumo


Este trabalho refere-se a uma ação projetual orientada ao empreendimento social denominado Feirinha Solidária da UFU. Considerada como uma inovação sociocultural, a iniciativa propõe um modo de consumo para a valorização do produtor local e do trabalho artesanal. A intervenção busca fortalecer iniciativas locais, tendo o Design como ferramenta de criação de novos cenários de produtos e serviços, para que se consolidem as relações saudáveis e sustentáveis com o território e a comunidade. A pesquisa foi baseada em referenciais do Design Estratégico, Sustentabilidade bem como nos fundamentos de Inovação Social. A metodologia adotada contempla a revisão de literatura, estudos de caso, entrevistas e projetação participativa. Os resultados da pesquisa confirmam que a adoção do Design em várias áreas de estudo e práticas é viável e essencial para a inovação e sucesso dos projetos; contudo, isto demanda esforços contínuos e integrados que visem à consolidação dos novos cenários projetados

Palavras-chave


Design para a Inovação Social; Estratégias Sustentáveis de Design; Valorização do Território; Agricultura Familiar

Texto completo:

PDF/A

Referências


KRUCKEN, L.; Design e território: Valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

MANZINI, E; Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. E-papers Serviços Editoriais, Rio de Janeiro, 2008.

BETANHO, C; FERNANDES, E. Documento de descrição Feirinha Solidária da UFU. CIEPS. 2016.

BALEM, A. T; SILVEIRA, R. P; Agroecologia: Além de uma Ciência, um Modo de Vida e uma Política Pública. Santa Maria: UFSM. 2002.

GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 9ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2002.

MORELLI, N. Service as Value co-production:reframing the service design process, 2009.

ARRUDA, F. Introdução ao Design de Serviços. SlideShare. Disponível em .Acesso em Maio de 2017 . 2012.

VALEN, V. C; VEZZOLI, C; WIMMER, R. Methodology for Product Service System Innovation: How to develop clean, clever and competitive strategies in companies. Editor: Koninklijke Van Gorcum. 2005

MARCO, I. G. Contribuição do Design na Feirinha Solidária da UFU: Uma experiência para a valorização de produtos locais. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Design apresentado à Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Profa. Dra. Viviane G. A. Nunes. 2017.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

VIANNA, M; VIANNA, Y; ADLER, K. I.; LUCENA, B; RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012

MAFFEZZOLLI, F.C.E; DA CRUZ, C.V. O papel dos elementos do Design Gráfico no processo de identificação com a marca. Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2010-2011. p.597-614

SEBRAE. Como elaborar campanhas promocionais, 2013.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n2.113-122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Isabella Gomes de Marco, Viviane G. A. Nunes