ESTUDOS INICIAIS PARA ENSAIOS E CONSTRUÇÃO DE CÚPULAS GEODÉSICAS USANDO COLMOS DE BAMBU

Fabiano Ostapiv, Celso Salamon, Joamilton Stahlschmidt, Celso Betti Ferraz

Resumo


O trabalho mostra o procedimento para a construção de um domo geodésico de 4m de diâmetro e 1,8m de altura usando segmentos de 1,2m de colmos de bambu tuldóides, usando a técnica de amarração. Também mostra a construção e ensaio de carregamento de duas maquetes de domos, ambas com a mesma geometria e massa próxima, porém de materiais diferentes.  Uma maquete foi feita com barras de bambu mossô (Phyllostachys pubescens) de 3mm de diâmetro e a outra com barras de aço baixo carbono com 1mm de diâmetro. Na confecção das maquetes foram mostrados aspectos de otimização da construção em relação ao domo de bambu tuldóides, como a utilização de elementos de duas barras. No ensaio das maquetes foi evidenciado, através de elementos fotográficos e medições de deslocamento da estrutura, o comportamento muito superior da estrutura de bambu em relação à estrutura de aço. Enquanto o domo de bambu resistiu a 38 vezes o seu peso próprio, apresentando um deslocamento pontual de 3,2cm, o domo de aço resistiu apenas 0,86 do seu peso próprio apresentando a mesma deformação.


Palavras-chave


Cúpulas geodésicas; Bambu; Ensaios; Construção

Texto completo:

PDF

Referências


BICALHO, J. B. S.; “Um estudo sobre poliedros e atividades para o ensino da Matemática: Geometria da bola de futebol e pipa tetraédrica” Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa, MG, 2013.

CTB- Ciência e Tecnologia da Borracha; “Borracha Butílica: Poliisobutileno Isopreno (IIR)” https://ctborracha.com/?page_id=4330 Acessado em 10/01/2018.

NASCIMENTO, A. M.; STACHERA, S. F.; XAVIER, L. M.; “Determinação de algumas propriedades físicas e mecânicas do Bambusa tuldoides (Munro)” In: Congresso Ibero-americano de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Florestais, Curitiba, PR, 2002. 10p.

OSTAPIV, F.; “Produção e uso de materiais compósitos bambu-PET na construção civil popular” Capítulo de: Bambus no Brasil, da Biologia à Tecnologia. 1ª ed. ICH-Instituto Ciência Hoje, pág. 494 a 510, RJ, 2017.

ROZESTRATEN, A. S.; “Apuntes acerca del papel de la representación en el processo del proyecto de arquitectura de Paulo Mendes da Rocha”. arquiteturarevista - Vol. 5, n°2:111-121. São Paulo, 2009.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.108-116

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Fabiano Ostapiv, Celso Salamon, Joamilton Stahlschmidt, Celso Betti Ferraz