PROPOSTA DE EXPANSÃO PARA A CIDADE DE NOVA ESPERANÇA-PR

Murilo Pereira Trevisan, Paulo Roberto Nino Júnior

Resumo


As pequenas e médias cidades brasileiras tem enfrentado um sério problema com o seu crescimento, que é a falta de planejamento urbano, permitindo assim acontecer uma expansão desordenada. Este projeto de pesquisa tem seu estudo de caso focado em avaliar a expansão da cidade de Nova Esperança através de levantamento de áreas habitadas e áreas a futura habitação, planejando locar áreas de indústrias e comercio, seguindo modelos positivos já existentes em outras pequenas e medias cidades por fim uma proposta de planejamento urbano para a cidade com mapeamento e zoneamento de forma a favorecer seu crescimento e atrair investimentos ao local.


Texto completo:

PDF/A

Referências


- DUARTE, Fabio. Planejamento Urbano. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011. 177 p.

- GOITIA, F. C. Breve História do Urbanismo. Editorial Presença. Portugal, 1982.

- LIMA, Renato da Silva. EXPANSÃO URBANA E ACESSIBILIDADE – O CASO DAS CIDADES MÉDIAS BRASILEIRAS.1998. 91 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Transportes, Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, SP, 1998. Cap. 2.2.

- PAIXÃO, Maria José Pimentel da; AIALA, Carla Patricia Marrafon. PLANEJAMENTO URBANO: IMPORTANCIA DO ZONEMAMENTO. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Salvador, BA, v. 9, p.1-5, nov. 2013. Anual.

- RAIA JÚNIOR, Archimedes Azevedo (1995). Uma Avaliação do Modelo META para Cálculo de Custos de Transportes e seu Uso na Tributação de Terrenos Urbanos Ociosos. São Carlos, Dissertação (Mestrado). 144p. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

- SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da (1993). O Custo do Solo Urbano Ocioso e Uma Nova Sistemática de Tributação de Propriedade. São Carlos, Tese (Doutorado), 137p. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

- BORGES, Marília Vicente. O ZONEAMENTO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: gênese, evolução e aplicação/ Marília Vicente Borges – Rio de Janeiro, RJ, 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n3.101-106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Murilo Pereira Trevisan

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.