BIOSTUDIO: SERES VIVOS, TECIDOS E INOVAÇÃO

Breno Tenório Ramalho Abreu, Christus Menezes Nóbrega

Resumo


O Biodesign talvez seja uma das maiores alternativas na contemporaneidade para se repensarem processos produtivos da cadeia têxtil, recriando desde o próprio tecido a processos de beneficiamento. A presente pesquisa faz um levantamento dos estudos recentes relacionados à utilização de seres vivos na fabricação de artigos têxteis e exemplifica por meio de um experimento de tingimento em tecidos orgânicos utilizando bactérias, que além de repensar o processo, renova a estética do design de superfície atual. 


Palavras-chave


Biodesign; tecido; tingimento; bactéria.

Texto completo:

PDF/A

Referências


ANTONELLI, P. “Vital Design”. In: MYERS, William. Bio Design. London: Thames & Hudson, 2012.

BENYUS, J. Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza. São Paulo: Cultrix, 2012.

CORRÊA, G.G. Potencial Biotecnológico de Actinobactérias da Rizosfera de Caesalpinia pyramidalis Tul. Do Bioma Caatinga. Dissertação Mestrado Programa de Pós Graduação em Biotecnologia Industrial, 2014.

DUBBERLY, H. Design in the age of biology: Shifting from a mechanical-object ethos to an organic-systems ethos. Interactions magazine: v.15, n.5, 2008.

FROSCH, R.; GALLOPOULOS, N. Strategies for manufacturing. Scientific American 261(3):144-152, 1989.

LACERDA, C.; SORANSO, P.; FANGUEIRO, R. O contexto BiomiméticoAplicado ao Design de superfícies Têxteis. REDIGE: v.3, n. 03, 2012.

LASKY, J. The Beauty of Bacteria. The New York Times: pages D1-D7, January 17, 2013.

LINS, M. R. C. R. Seleção de actinobactérias isoladas da rizosfera da caatinga com potencial para promoção de crescimento do feijãocaupi (Vigna unguiculata (L.)Wslp.). Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Industrial) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2014.

MADIGAN, M. [et al]. Microbiologia de Brock. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MYERS, W. Bio Design. London: Thames & Hudson, 2012.

SILVA, G. R. Bioprospecção de Actinobactérias Isoladas da Rizosfera de Caesalpinia pyramidalis Tul. Do Bioma Caatinga. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Industrial) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2013.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n3.87-99

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 MIX Sustentável