PROCESSO BIM EM EDIFICAÇÃO DE CONTAINERS REAPROVEITADOS

Henrique José Silva Carvalho, Paula Letícia  Tissei, Helena Fernanda Graf, Sérgio Scheer

Resumo


O setor da construção civil possui alto consumo de materiais e geração de resíduos e, consequentemente, impacta o ambiente. A partir desse contexto, o trabalho apresenta a reutilização de containers como residência. Essa tecnologia ainda é pouco utilizada no Brasil pela necessidade de mão de obra especializada, mas, seu uso está se expandindo. Permite o feitio de uma obra mais rápida, limpa e menos impactante que o método convencional. Esses aspectos vão de encontro aos da tecnologia da Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling - BIM. A partir desses conceitos buscou-se desenvolver uma forma de modelar a edificação de containers através do processo BIM. Foram trabalhados os elementos e partes do container, de forma a permitir a modelagem da edificação, assim como, elementos construtivos adicionais que permitiram a projetação para esse tipo de construção. A modelagem da edificação com uso de containers inclui informações de especificação da modelagem em seus elementos. Algumas dificuldades no processo foram encontradas e as soluções adotadas são apresentadas no corpo do artigo. Faltam componentes específicos para esse sistema e existe a necessidade de expansão de pesquisas nessa área uma vez que nem todos os sistemas e tecnologias construtivas são contemplados no BIM.


Palavras-chave


Containers; Modelagem; Reaproveitamento; BIM

Texto completo:

PDF/A

Referências


CORBAS, D. Entrevista com Danilo Corbas. Curitiba, 2011. 12 f. Digitado. Entrevista a Paula Letícia Tissei.

DEGANI. C. M. Modelo de gerenciamento da sustentabilidade de facilidades construídas. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil), Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

JOHN, V. M. Reciclagem de resíduos na construção civil: contribuição para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. Tese (Livre Docência), Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, S. Containers. Arquitetura Sustentável. 2013. Disponível em: . Acesso em: 29/09/2013.

POLSTER B. PEUPORTIER B, SOMMEREUX IB, PEDREAL PD, GOBIN C, DURAND E. Evaluation of the environmentally conscious design. Solar Energy, v. 57, n. 3, p. 219-230,1996.

PORTAL METALICA. Container City: Um novo conceito em arquitetura sustentável. Disponível em: . Acesso em: 08/09/2013.

SILVA, L. Telhados Verdes ganham terreno nas cidades. Eco-Reporter, Lisboa. Entrevista. 2012. Disponível em: Acesso em: 10/05/2014.

TISSEI, Paula Leticia. Orientadora: GRAF, Helena Fernanda. Reuso de containers para fins de habitação: pesquisa exploratória sobre casos existentes e desenvolvimento de projeto para identificação das interferências/incompatibilidades e potencialidades de soluções arquitetônicas. Trabalho Final de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, curso de Engenharia da Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2014.

ZOMER, C.D. O Sol: Caminho para sustentabilidade energética de uma Casa Container. Monografia (Concurso Eco_Lógicas) - Setor Eco_Lógicas, Institudo IDEAL, Florianópolis, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07/09/2013.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.101-107

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 MIX Sustentável