ANÁLISE DE MATERIAIS EM DESIGN DE INTERIORES

Tatiana Zacheo Rodrigues, Angelis Gregory

Resumo


A quantidade de estabelecimentos comerciais que investem para ter um posicionamento favorável à sustentabilidade se mostra crescente. No mesmo sentido é o aumenta da complexidade de projeto para o designer de interiores, visto que há inúmeras opções de materiais em oferta no mercado. Neste estudo foi observado um restaurante que se apresenta como um local sustentável. Sendo assim, buscou-se qualificar o design de interiores do local com base em princípios bibliográficos de sustentabilidade. Foi realizada análise de materiais especificados para revestimentos de piso, parede e tetos dos ambientes comuns, além de mobiliários, elementos arquitetônicos internos e decorações. O design de interiores deste estabelecimento se destacou pelo uso de materiais de origem renovável. No entanto não houve percepção de outros conceitos de sustentabilidade, como redução e reutilização. A carência de informações técnicas de diversos materiais deu ao estudo exploratório um caráter empírico.

Palavras-chave


Materiais, Design de Interiores, Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


- BRAND, Martha A.; KLOCK, Umberto; MUNIZ, Graciela I. B.; SILVA, Dimas A. Avaliação do processo produtivo de uma indústria de manufatura de painéis por meio do balanço de material e do rendimento da matéria-prima. In: Sociedade de Investigações Florestais, 2004, Viçosa. Disponível em: consultado em 03 dez. 2015

- CALLISTER, William D. Jr. Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução/ William D. Callister Jr.:tradução Sérgio Murilo Stamile Soares. - Rio de Janeiro: LTC, 2008. 693p.

- CHEHEBE, José Ribamar B. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISSO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1998.104p

- FERREIRA, José V. R. Análise do Ciclo de Vida dos Produtos. Instituto Politécnico de Viseu. 2004 80p.

- FUKUSHIMA, Naotake. Dimensão Social do Design Sustentável: Contribuições do Design Vernacular da População de Baixa Renda. 2009. 160 p. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

- GONÇALVES, Joana C. S.; DUARTE, Denise H. S. Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 4, p. 51-81 out./dez. 2006.

- GRAF, Helena F; TAVARES, Sergio F. Energia Incorporada dos Materiais de uma Edificação Padrão Brasileira Residencial. III Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. UNIFEBE. 2012.

- LIBRELOTTO, Lisiane I. A Teoria do Equilíbrio: alternativas para a sustentabilidade na construção civil/Lisiane Ilha Librelotto et all… - Florianópolis: DIOESC, 2012. 350p.

- LIMA, Antonio M. Introdução aos Materiais e Processos para Designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderno Ltda., 2006. 225p.

- MARQUES, Luis Eduardo M. M. O Papel da Madeira na Sustentabilidade da Construção. 2008. 111 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2008.

- MOXON, Siân. Sustentabilidade no Design de Interiores. São Paulo: Gustavo Gili. 2012. 191p.

- PAZMINO, Ana V. Uma reflexão sobre Design Social, Eco-Design e Design Sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1., 2007, Curitiba. Disponível em:

- SERRADOR, Marcos Eduardo. Sustentabilidade em arquitetura: referências para projeto.2008. 267p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008

- STUART, Walker. Desmascarando o objeto: reestruturando o design para a sustentabilidade. Revista Design em Foco, vol II, núm. 2, julho-dezembro, 2005, pp. 47-62. Universidade do Estado da Bahia, Bahia, Brasil.

- VOSGUERITCHIAN, Andrea B. A abordagem dos sistemas de avaliação de sustentabilidade da arquitetura nos quesitos ambientais de energia, materiais e água, e suas associações às inovações tecnológicas. Dissertação - FAUUSP. São Paulo, 2006.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.26-35

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 MIX Sustentável