DESENVOLVIMENTO DE UMA LIGAÇÃO ESTRUTURAL PARA CONSTRUÇÃO COM BAMBU GUADUA

Carlos Andrés Sánchez Quintero, Wilson Jesus da Cunha Silveira

Resumo


O bambu é um material de construção com uma capacidade insuperável de renovação e propriedades mecânicas importantes para o projeto de estruturas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ligação estrutural para construção com bambu Guadua, com parâmetros de baixo custo, pré-montagem, industrialização de peças e versatilidade formal. Foram desenvolvidas as peças que compõem a ligação e feita uma análise das possibilidades arquitetônicas que fornece. Depois, foram feitos na Universidade Nacional da Colômbia, ensaios de compressão e tração em oito corpos de prova de bambu Guadua com o sistema de ligação desenvolvido. Os ensaios de resistência foram realizados para duas tipologias de terminal e em duas configurações: linear e dois elementos em cruz. A ligação atingiu valores de resistência à tração acima dos 32 kN e à compressão acima de 19kN. Esses valores representam 204,5% e 121,2% respectivamente, quando comparado com os valores de tensões admissíveis fornecidos pela norma colombiana NSR-10, para estruturas de Guadua.


Palavras-chave


Arquitetura; Bambu Guadua; Bioconstrução

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto em edifícios, 2008.

GHAVAMI, K.; MARINHO, A. B. Propriedades físicas e mecânicas do colmo inteiro do bambu da espécie Guadua angustifolia. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.9, n.1, p. 107–114, 2005.

LONDOÑO, X. et al. Characterization of the anatomy of Guadua Angustifólia (Poaceae: Bambusoideae) culms. Bamboo Science and Culture: The Journal of the American Bamboo Society 16, v. 16, p. 18–31, 2002.

NSR-10 - Título G: Estructuras de Madera y Estructuras de Guadua. Reglamento Colombiano de Construcción Sismo Resistente. Colombia: Ministerio de Ambiente, Vivienda y Desarrollo Territorial. República de Colombia, 2010.

REN21. Renewables Global Status Report. Acessado em: julho 2015. Disponível em: http://www.ren21.net/status-of-renewables/global-status-report/

STAMM, J. La Evolución de los Métodos constructivos en Bambú Segundo Congreso Mexicano del Bambú Puebla, México, 2008




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.98-106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 MIX Sustentável