APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE EM EMPREENDIMENTOS DE GRANDE PORTE: POSICIONAMENTO DOS ARQUITETOS

Silvio Prizibela, Roberto de Oliveira

Resumo


Visando contribuir para o desenvolvimento de metodologias projetuais para edificações mais sustentáveis este estudo teve o objetivo geral de verificar o posicionamento dos arquitetos na aplicação de princípios de melhoria da sustentabilidade em empreendimentos de grande porte.  O universo da pesquisa foram os arquitetos responsáveis pelo projeto do condomínio Pedra Branca em Palhoça – SC. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e de opinião e visita técnica. Os estudos revelam que, embora haja preocupação por parte dos arquitetos para a aplicação de estratégias de sustentabilidade no projeto, existe contrariedade de interesses dos investidores que, por vezes, consideram o lucro. Dentre as ferramentas e procedimentos que podem auxiliar na prática projetual mais sustentável, as simulações ambientais foram consideradas as mais relevantes, contudo, as leis e normas aparecem como as opções mais utilizadas pelos entrevistados. Os resultados obtidos revelam caminhos a seguir e abordagens consistentes para fomentar práticas mais sustentáveis na arquitetura.

Palavras-chave


Arquitetura; Processo de projeto; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. A. Bioarquitetura: princípios para uma construção ecológica. ACV: Curitiba, 2003.

CEOTTO, L. H. A sustentabilidade como valor estratégico para a Tishman Speyer. Em Encontro Internacional de Sustentabilidade na Construção, org. CTE (Centro de Tecnologia de Edificações). São Paulo, 2008.

CIB & UNEP-IETC. International Council for Building Research Studies and Documentation and United Nations Environment Programme/International Environmental Technology Centre. Agenda 21 for Sustainable Construction in Developing Countries: a discussion document. CSIR, Pretoria, 2002.

FABRÍCIO, M. M. Projeto simultâneo na construção de edifícios. São Paulo, 2002. Tese (Doutorado em Engenharia). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. São Paulo: PW, 1997.

MELHADO, S. B. Gestão, Cooperação e Integração para um Novo Modelo Voltado à Qualidade do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, 2001. Tese (Livre-Docência em Engenharia de Construção Civil). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

OLIVEIRA, R. de. Qualidade do projeto. Curitiba: Workshop, 2007.

_____________. Gestão do processo de projeto para construção sustentável. VIII Workshop brasileiro, São Paulo, 2008.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.90-97

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 MIX Sustentável