MOBILIÁRIO URBANO COM MADEIRA DE REFLORESTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO E PRODUÇÃO DE MODELO EM ESCALA REDUZIDA

Autores

  • Ana Alves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP
  • Victor Vieira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP
  • Letícia Nakata Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP
  • Hudson Michelan Universidade do Sagrado Coração de Jesus/USC
  • Tomás Barata Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.37-44

Palavras-chave:

Mobiliário urbano, Sustentabilidade, Eucalipto, Design

Resumo

A produção e o consumo responsável de produtos inovadores, que incorporem o conceito de sustentabilidade, é uma demanda crescente. O conhecimento técnico-científico do designer na produção de mobiliário urbano para espaços públicos o coloca como importante instrumento de aproximação na interface objeto e o homem. O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um projeto de mobiliário urbano para tornar o espaço público, área da Central de Laboratórios, em um local receptivo, favorecendo a permanência e possibilitando a integração entre a instalação pré-existente e os indivíduos que circulam por aquele espaço. Para tanto, foram projetados mesa e banco, e, produzido o modelo da mesa em escala reduzida (1:5). Além de considerar os aspectos relativos ao local de instalação do mobiliário e às necessidades existentes, o projeto teve como desafio o aproveitamento da matéria-prima disponível, ripas de eucalipto residuais de outro projeto. O mobiliário urbano, associado a aspectos relacionados à sua função (usabilidade, conforto), pode estimular e facilitar a convivência entre os frequentadores de espaços públicos.

Referências

Alfonzo, M. A. To Walk or Not Walk? The Hierarchy of Walking Needs. Environment and Behavior, n.37, p.808-836, 2005.

Alves, A. L.; Ferrero, G. C.; Santos, G. F.; Valarelli, I. D.; Barata, T. Q. F. Uso sustentável de bambu em design: Estudo de caso de protótipos de sousplat com uso de resíduo de bambu. Fourth International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation (IDEMI), Florianópolis, 2015.

Alves, R.; Jacovine, L.; Cyrillo, F.; Pires, V.; Albino, A. Percepção sobre o uso de madeira reflorestada nos móveis pelos consumidores do polo de ubá (MG). FLORESTA, 2009. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/floresta/article/view/15364/10322. Acesso em: 20 de setembro de 2015

Barata, T. Q. F. “Ensino e Sustentabilidade: Uma experiência didática no desenvolvimento do design de produtos “mais sustentáveis””. VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Lisboa, 2011.

Brancaglion, R. L. Equipamentos urbanos, design e identidade sócio-cultural: análise e proposta para a cidade do núcleo Bandeirante no D.F. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, D.F., 2006.

Brasil. Lei N 10.098, de 19 de novembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 20 de dez. 2000.

Fagundes, H. A. V. Diagnóstico da produção de madeira serrada e geração de resíduos do processamento de madeira de florestas plantadas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PPGEC/UFRGS, 2003.

Ferrolli, P. C. M. Uso de modelos e protótipos para auxílio na análise da sustentabilidade no Design de Produtos. GEPROS. Gestão de Produção, Operações e Sistemas, n.3, p.107-125, 2012.

Guedes, J. B. Design no Urbano: Metodologia de Análise Visual de Equipamentos no Meio Urbano. Tese de Doutorado em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, 2005.

Internacional Council of Socities of Industrial Design. Definition Of Design. Disponível em: http://www.icsid.org/about/articles.htm. Acesso em: 23 de outubro de 2015.

John, N.; Reis, A. T. Percepção, Estética e Uso do Mobiliário Urbano. Gestão e Tecnologia de Projetos, vol. 5, n.2, 2010.

London, N. Govemment Office for. Streets for All: a Guide to the Management of London’s Streets. London: English Heritage, 2000.

Manzini, E.; Vezzoli, C. O desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, pp. 368, 2002.

Mendes, L. M.; Albuquerque, C. E. C. Aspectos técnicos e econômicos da indústria brasileira de chapas de fibra e de partículas. Revista da Madeira, Curitiba, n. 53, p.14-22, 2000.

Montenegro, G. A produção do mobiliário urbano em espaços públicos: desenho do mobiliário nos projetos de reordenamento das obras do RN. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

Oliveira, S. V. A Disciplina de Mobiliário Urbano e Valores de Vida nas Cidades. In: Desenhando o futuro, Congresso Nacional de Design, Bento Gonçalves, RS, p. 1-9, 2011.

Papanek, V. Arquitetura e design: ecologia e ética. Edições 70, Lisboa, pp. 256, 1995.

Pizzato, G. Z. A. Design e emoção na utilização do mobiliário urbano em espaços públicos. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

Ponce, R. H. Madeira Serrada de Eucalipto: desafios e perspectivas. In: Seminário Internacional de Utilização de Madeira de Eucalipto para Serraria, São Paulo, p. 50-8, 1995.

Rosa, S. E. S.; Correa, A. R.; Lemos, M. L. F.; Barroso, D. V. BNDS Setorial, Rio de Janeiro, n. 25, p.65-106, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-03

Como Citar

Alves, A., Vieira, V., Nakata, L., Michelan, H., & Barata, T. (2016). MOBILIÁRIO URBANO COM MADEIRA DE REFLORESTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO E PRODUÇÃO DE MODELO EM ESCALA REDUZIDA. IX Sustentável, 2(1), 37–44. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n1.37-44