NORMAS PARA A ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UM LEVANTAMENTO NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO DO BRASIL
UM LEVANTAMENTO NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO DO BRASIL
Palavras-chave:
Escolas Públicas Estaduais, Gestão Democrática, Gestão EscolarResumo
Este artigo discute acerca da escola pública estadual brasileira e como garantir o fortalecimento dos princípios democráticos e a promoção da cidadania. Ele tem como objetivo investigar os processos para seleção dos gestores escolares destas escolas. Utilizou-se uma análise documental como percurso metodológico, a partir do levantamento das principais legislações que tratam das normas para que ocorra um processo democrático na escolha dos gestores escolares em âmbito nacional. Como resultados apresentamos os indícios de como ocorrem tais processos pelas secretarias estaduais de educação de todas as unidades federativas do Brasil. Os principais resultados indicam que quase a totalidade das escolas públicas estaduais do Brasil utilizam processos democráticos para a escolha dos seus gestores escolares.
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