REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO NO CONTEXTO DE GUINÉ-BISSAU

Autores

  • Jilvania Lima dos Santos Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-8000-9130
  • Mamadu Mustafa Bari Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC)

Resumo

A Guiné-Bissau reúne diversas associações de bairros principalmente na capital Bissau. Estas organizações juvenis promovem vários e diversas atividades educativas que permeiam à necessidade da comunidade. Intuito deste ensaio é promover um debate sobre a importância de participação desses jovens e também como estes movimentos contribuem para a mobilização dos currículos dentro das organizações juvenis de produção de conhecimentos na sociedade guineense.  O objetivo, portanto, é discutir sobre questões curriculares a partir de pesquisa bibliográfica e trazer alguns conhecimentos prévios sobre a forma de funcionamento das associações juvenis na Guiné-Bissau. Pretendemos ainda apreciar o impacto e os efeitos desses currículos na formação política e no processo de conscientização por meio de uma educação dialógica e antirracista.

Biografia do Autor

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), área de Didática, do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC).

Mamadu Mustafa Bari, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e suas Multidimensões – GEPDiM.

Referências

BORGES, Manuela. A educação informal e as associações:ma propósito das mandjuandades da Guiné-Bissau. Lisboa, 2011.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Anais do Congresso Internacional de Pedagogia Social, Julho. 2012, p. 1-36 Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000200013&script=sci_arttext. Acesso em 08 de junho de 2021.

LOPES, Luísa da Silva Lopes e. A Lei de Bases do Sistema Educativo da Guiné-Bissau. Aveiro, 2014.

REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU. Ministério da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e dos Desportos. Lei de Bases do Sistema Educativo (LBE) 21 de maio de 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-16